Na manhã do dia 8 outubro, aconteceu, na pista de provas do parque Augusto Pereira de Carvalho, pertencente a Associação e Sindicato Rural de Livramento, o lançamento do projeto de Equoterapia da entidade com o descerramento de uma placa em homenagem ao produtor rural e crioulista Luiz Pedro Vares Albornoz Filho.
O evento contou com a participação da diretoria da Rural, integrantes do Núcleo Santanense de Criadores de Cavalo Crioulo, e com a família do produtor rural que foi um grande incentivador da raça crioula em Livramento e um apaixonado por cavalos. Na oportunidade o presidente Luiz Carlos D’auria Nunes agradeceu a presença de todos os familiares de Luiz Pedro Albornoz, incluindo a esposa e os três filhos e netos, e destacou a importância de homenageá-lo em um espaço onde ele amava estar, que era a arquibancada, assistindo as provas equestres na Rural. Além disso, D’auria destacou a sua relevância, pioneirismo e comprometimento com o setor ruralista onde atuou sempre de forma equilibrada, tratando todas as pessoas de forma cordial e respeitosa. Na oportunidade, o Núcleo Santanense de Criadores de Cavalos Crioulos também realizou a doação de um quadro aos familiares de Luiz Pedro contendo um desenho do crioulista.
Um momento de grande emoção durante a cerimônia de descerramento da placa em homenagem ao produtor foi quando os familiares realizaram a doação do cavalo crioulo de Luiz Pedro Albornoz ao Sindicato Rural, sendo assim o primeiro animal que fará parte do projeto de equoterapia que deverá iniciar em breve. “Estamos muito felizes, é uma homenagem singela, mas muito importante. Por tudo que o Luiz Pedro representou em vida. Ainda mais neste espaço que ele amava tanto. E receber a doação do cavalo dele para esse projeto que vai ajudar muitas crianças é muito gratificante ” destacou o presidente D’auria.
O Projeto de equoterapia que será iniciado em breve conta com o apoio da prefeitura por meio da Secretaria de Assistência e Inclusão Social, que fornecerá os profissionais, como psicóloga e fisioterapeuta para tratamento de pessoas com necessidades especiais. Segundo o presidente da Rural, já são mais de 240 crianças inscritas e o projeto deverá entrar em funcionamento até o fim do dia.