dom, 22 de junho de 2025

Variedades Digital | 21 e 22.06.25

Radar da Política | Iniciam os projetos do Minha Casa, Minha Vida

Após o Governo Federal ceder duas áreas para a construção de moradias populares em Sant’Ana do Livramento, através do programa “Minha Casa, Minha Vida”, projetos já estão sendo elaborados.
A reportagem do Jornal A Plateia teve acesso, nesta semana, ao projeto da Cooperativa Habitacional Alegretense (Coopertense) para a área localizada no Porto Seco. O vereador Leandro Ferreira (PT) está articulando a implementação do programa no município.

Tempo de liderança 

Está tramitando na Câmara de Vereadores um projeto de resolução, de autoria do vereador Rafael de Castro (PSB), que visa alterar o Regimento Interno da Casa Legislativa.
O parlamentar propõe a criação dos cargos de líder e vice-líder da oposição. Na sugestão, Rafa ainda propõe que o representante da oposição tenha direito a cinco minutos de fala durante as sessões plenárias, sem apartes, para comunicação urgente e de excepcional importância, podendo fazer uso a qualquer momento, exceto durante o Grande Expediente e a Ordem do Dia.
Segundo o projeto, a regra também vale para o líder e vice-líder de governo.

Juventude em pauta

Acontece neste sábado (30) a 2ª Conferência Municipal da Juventude. Com a pauta: “Reconstruir no presente, construir o futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, o encontro vai acontecer na Sala Cultural, no centro de Livramento.
A atividade é coordenada pela sociedade civil, através do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua e da Associação Remanescente do Quilombo Ibicuí da Armada, e conta com o apoio dos poderes Executivo e Legislativo.
A audiência vai acontecer a partir das 13h45.

Faltam os bairros e vilas

É incontestável a melhoria da infraestrutura no centro de Sant’Ana do Livramento, após a Prefeitura asfaltar diversas vias com recursos próprios. Considerando que este é

um problema crônico da cidade, nada mais justo que reconhecer o que vem sendo feito.
No entanto, o papel do Poder Público não é apenas atender o centro, mas também os bairros e vilas do município, até porque é lá que vive a população mais vulnerável.
Nesta semana, várias pessoas enviaram mensagens para a Rádio RCC FM pedindo a interpelação do veículo d

e comunicação em um pedido de recuperação das vias mais afastadas no centro.
E aqui, neste espaço, endossamos o pedido da comunidade para que a Secretaria Municipal de Obras (SMO) possa dar uma resposta aos bairros e vilas afastados do centro da cidade, seja ela qual for.

Ah ! Sou Cidadão Matense, desde 12 de junho de 2025

Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social Agradeço à Comunidade de Mata, Cidade da Pedra que foi Madeira, o Título de Cidadão Matense entregue em 12 de junho de 2025, em reconhecimento às minhas contribuições acadêmicas e profissionais desde 1983. Apresento a seguir o texto oficial de apresentação que foi lido na Cerimônia: “Senhoras e senhores: Neste

Nidgie da Silva conquista 7º lugar geral na Maratona Internacional do Rio e 5º entre os brasileiros

O atleta Nidgie da Silva brilhou mais uma vez no cenário nacional de corridas de rua. Hoje, ele conquistou a 7ª colocação geral na Maratona Internacional do Rio de Janeiro, considerado o maior evento de corrida da América Latina, reunindo milhares de corredores de diversos países. Além do Top 10 geral, Nidgie foi também o 5º melhor brasileiro na prova

Segundo Sorteio dos Amigos da Sorte: Uma Manhã de Emoção e Alegria!

Neste sábado, 21 de junho, a manhã foi marcada por uma grande emoção na frente da loja Augusto, localizada na esquina da Rivadávia Correia com Vasco Alves. O segundo sorteio dos Amigos da Sorte foi realizado com grande sucesso, reunindo varias pessoas ansiosas para saber se seriam os próximos premiados. A União das Empresas Augusto, Feluma, Espigão e Righi, que