dom, 6 de outubro de 2024

Variedades Digital | 28 e 29.09.24

Furto de fios de internet: esse problema tem solução?

Somente no mês de setembro a Brigada Militar registrou mais de 15 ocorrências
Imagens de câmera de segurança flagram momento do furto (Foto: câmera de segurança)

Nos últimos meses os santanenses têm vivenciado situações atípicas relacionadas ao furto de fios e cabos de internet. Já que frequentemente a Brigada Militar é acionada para atender situações em que fios estão sendo furtados das maneiras mais inusitadas.

No inicio da semana, a ROCAM realizou mais uma prizão por furto de cabos no bairro Divisa
(Foto: Matias Moura/AP )

O crime que vem em uma crescente constante, preocupa também autoridades policiais que não conseguem realizar as prisões em flagrante pela falta de denúncia da principal empresa lesada, a OI, que não possui mais sede e, tão pouco, representantes em Sant’Ana do Livramento.
O delegado regional de Polícia Civil, Laurence Texeira, esclareceu que a PC vem realizando investigações para apurar não só as autorias, como também o destino dos fios e cabos furtados.
“Está ocorrendo investigação na DP, nós temos apurado que esses cabos que estão sendo subtraídos na verdade são da empresa de telefonia OI, são cabos que basicamente serviram em determinado momento para telefonia fixa, e para conduzir a banda larga antes da fibra óptica. Mas hoje em dia a maioria das empresas trabalha com fibra óptica e elas não têm reclamado assim da subtração da fibra, porque ela não tem valor econômico. A investigação é no sentido de localizar quem está comprando o cobre para depois revender”, disse o delegado, frisando que busca contato direto com o suporte técnico da empresa através de e-mails e contatos telefônicos para registrar os fatos.
“É um delito patrimonial que envolve uma vítima, e essa vítima tem que estar bem determinada, pois em meio a tantos fios e cabos na cidade nós não podemos ter dúvidas de que esses cabos são da OI. Estamos ajustando isso com a empresa, e quanto a interrupção de serviços, é importante que as pessoas façam a ocorrência nos canais próprios das empresas que trabalham com internet, para que os administradores das redes saibam que naquele momento pode ter havido um atentado ou até um dano à própria empresa”, explicou.

Material apreendido (Foto: Matias Moura/AP)
Material apreendido (Foto: Matias Moura/AP)

Para o comandante do 2º RPMon, Major Aníbal da Silveira, a Brigada Militar vem fazendo sua parte no que se refere ao policiamento ostensivo e às prisões em flagrante quando há denúncias de furtos.
“A questão do furto qualificado, furto arrombamento é uma prioridade nossa. Fazemos um trabalho na área central para reduzir esses índices e conseguimos reduzir seus indicadores. Fizemos uma reunião com o delegado (Laurence Teixeira) para atuar em cima disso”, explicou o comandante, esclarecendo que a maioria são, porque acredita-se que os fios são de cobre e assim são repassados para empresas que compram.

O que dizem as empresas?

Procuradas, as empresas fornecedoras de internet no município relataram que não estão lesadas com o crime de furto.
A empresa OI não retornou as ligações e os e-mails.