ter, 29 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Comunidade consternada pelo falecimento da professora Gislaine Grecellé

Morreu no início da tarde desta sexta-feira, 29, a professora Gislaine Gisler Grecellé, após heróica batalha contra grave enfermidade. Aos 68 anos, Gislaine estava internada no hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, onde se submetia a severo tratamento. Filha do saudoso radialista e prefeito de Livramento Oliovaldo Grecellé, Gislaine teve intensa participação no cotidiano da comunidade santanense, exercendo importantes cargos na área administrativa, especialmente nas áreas da assistência social e da educação.
Durante a gestão de seu pai, entre 1986 e 1988, Gislaine presidiu o Conselho Municipal de Entidades Assistenciais, e foi também Secretária Municipal de Turismo, conforme registra o radialista Antônio Carlos Valente, que trabalhou com ela na função de Comunicador Oficial do Município. Após, na gestão do governador Germano Rigotto no Rio Grande do Sul, ela foi indicada e nomeada delegada titular da 19ª Delegacia Regional de Educação, posteriormente 19ª Coordenadoria Regional, a qual também chefiou, durante governo de José Ivo Sartori e ainda no início do primeiro mandato do governador Eduardo Leite.
Gislaine Grecellé também foi Secretária Municipal de Educação em duas oportunidades, durante a Administração Guilherme Bassedas Costa e ngelo Santana. Extremamente ativa politicamente, teve presença destacada na militância no Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, atual MDB, não apenas como membro de sucessivos Diretórios Municipais, mas, também, integrante de várias comissões municipais executivas do partido. Chegou a integrar as nominatas do partido como candidata a vereadora, e candidata a vice-prefeita nas eleições de 2012, na chapa encabeçada por Cláudio Coronel.
Na área social e do empreendedorismo, foi ainda brilhante fundadora e presidente da Associação das Mulheres Empreendedoras de Santana do Livramento – AMESL, onde construiu firmes e duradouras amizades. Através dela, a AMESL foi guindada ao status de uma das principais entidades de representação empresarial em Livramento, promovendo também diversos eventos de valorização e apoio à atividade comercial e de serviços. Deixa a prantear sua ausência um grande número de amigos e familiares, especialmente o filho Rodrigo, os irmãos Jorge – o popular Baba Grecellé, considerado um embaixador dos interesses de Livramento nas esferas políticas estadual e nacional -, Roberto, e seu sobrinho e afilhado Gilbert Gisler, o Xepa, vereador em Livramento.
Seu corpo será velado até às 15h deste sábado, na sala velatória da empresa Angelos.

EXCLUSIVO – Brasileira morta em atropelamento no Canadá é filha e neta de santanenses

A brasileira Kira Salim, morta em um atropelamento durante um festival de rua em Vancouver, no Canadá, no último domingo (27), é filha de José Martins Salim, natural de Sant’Ana do Livramento, e Sandra Ganapol, de Buenos Aires, Argentina. Seu nome de nascimento era Clara Ganapol Salim, mas recentemente usava assinatura de Kira Salim. Ela tinha 34 anos e vivia