Sant’Ana do Livramento, no Brasil, e Rivera, no Uruguai, foram palco de um grande ato por inclusão e respeito na tarde desta sexta-feira (22). Pela primeira vez binacional, a VI edição da Marcha da Diversidade ou Marcha de La Diversidad contou com a presença de membros da comunidade LGBTQIAPN+ em um desfile por algumas vias brasileiras e uruguaias. A concentração aconteceu na Praça Artigas, em Rivera. Logo após, percorreu a avenida Sarandi até o Largo Hugolino Andrade, posteriormente ingressando na avenida Tamandaré e se deslocando até a avenida João Goulart. A atividade foi encerrada no Centro Anglicano de Eventos do Instituto Livramento, onde aconteceram apresentações de artistas performáticos, tanto brasileiros, quanto uruguaios.
Em 2023, a Marcha trouxe como slogan: “Por uma educação inclusiva e antirracista. Caminhemos juntos para aulas que abracem a igualdade e rechacem qualquer forma de discriminação”. Para a prefeita Ana Tarouco (PL) essa é uma pauta de todos. “Não é uma pauta que nos divida, mas sim uma pauta que nos une ou pelo menos deveria nos unir. A palavra que deve vir antes de qualquer outra é respeito”, comentou Ana.
A coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Juventude, Diversidade e Igualdade Racial, Paula Bouglex, disse que as estruturas sociais não podem mais negar a participação dos membros da comunidade LGBTQIAPN+ nos espaços de construção de uma sociedade melhor. “Nós temos alunos de universidades, alunos nas escolas públicas, trabalhadores do comércio, trabalhadores da iniciativa privada de Livramento, que são indivíduos que compõem esta comunidade. Então não há mais como negarmos a participação e construção de uma sociedade mais fraterna, respeitosa e humana”, relatou Paula.
Zucco leva Michele Bolsonaro ao RS para reforçar campanhas no segundo turno
Ex-primeira-dama estará em solo gaúcho nos dias 14 e 15 de outubro