qua, 9 de outubro de 2024

Variedades Digital | 05 e 06.10.24

Gaiteira Manu sonha em ter uma gaita nova

A gauchinha aprendeu a tocar gaita ano passado e já encanta com sua habilidade e destreza
Manuela tem 9 anos e sonha em ter sua gaita nova. Foto: Debora Castro/AP

Aos nove anos de idade, Manuela Ávila Vaqueiro da Costa, encanta à todos com sua habilidade na gaita de botão. Mas a pequena sonha em ter seu próprio instrumento, pois desde que se interessou a tocar a gaita, Manu utiliza gaitas emprestadas de parentes e amigos.

“A maior companhia que eu tenho é minha família, que me ajuda e me acompanha quando eu toco e me ensina um pouquinho. Eu tenho uma gaita que um tio me emprestou para tocar nas campereadas, daí eu fui tocando e agora estou com ela aqui”, disse Manu.

Para a mãe Claudia Simoni Leguissaman Ávila, foi uma surpresa o interesse da gauchinha pelo apetrecho. Manu aprendeu a tocar com os músicos Marcelo Bassaldua e Marcelo Nunes.

“A gente tinha uma gaita lá em casa e ninguém dava bola, então um dia a Manu pegou e começou a dedilhar. Nós não achávamos que teríamos essa sementinha em casa, pois o avó Belarmino é gaiteiro, e desde então nós fomos só dando o incentivo. Mas o problema maior é a função da gaita, que a dela estragou e o conserto, infelizmente, é muito caro”, contou Simoni.

Manu é prenda no MAF Herança Xucra e nesta semana Farroupilha é atração principal do galpão com o grupo Quinteto Gaudério, formado por Alan dos Santos, de cinco anos de idade, Ana Luisa Correia dos Santos, de oito anos, Isabela Quintana dos Santos, de nove anos e Eduardo Ávila Vaqueiro, de 14 anos.

Para ajudar a pequena a realizar seu sonho, uma rifa virtual organizada pela amiga da família, Roberta Maciel Lucas, está sendo organizada para arrecadar fundos, ao valor de R$4 e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 99909-0696.

Allanamientos con dos detenidos en el combate al Abigeato en la “Frontera de la paz”

Referente a los últimos hechos de público conocimiento con referencia a abigeatos registrados en la frontera Rivera (Uruguay) – Santana Do Livramento (Brasil), en horas de la mañana de este miércoles 9 de octubre, tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Direccion de Investigaciones con apoyo de la Brigada de Seguridad Rural de la Jefatura