qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

CNA premia azeite de oliva santanense, em Brasília

Prêmio Brasil Artesanal de Azeite reconheceu a produção da Ouro de Santana
Fernando Rotondo recebeu o prêmio ao lado de sua esposa, Sibele (Foto: Divulgação/CNA )

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) anunciou, nesta semana, os vencedores dos melhores azeites de oliva extravirgem que concorreram ao Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023. Na categoria Monovarietal, o produtor de Sant’Ana do Livramento, Fernando Humberto Rotondo, do Azeite Ouro de Sant’Ana, sagrou-se vice-campeão.
O concurso premiou 10 produtos em duas categorias: Blend (mais de uma azeitona usada na produção) e Monovarietal (azeite produzido com apenas um cultivar de azeitona). O Prêmio CNA Brasil é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da Confederação que tem o objetivo de valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.
Além dos finalistas do prêmio, o evento contou com a presença do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), representantes de embaixadas, do governo e entidades do setor produtivo.
Na abertura da cerimônia, o vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner, destacou a importância do prêmio como reconhecimento da evolução e da qualidade do azeite nacional produzido por pequenos e médios produtores. “Talvez não imaginaríamos que o Brasil chegasse tão rápido ao reconhecimento internacional da produção de azeite extravirgem de qualidade. Esse é o papel que a CNA está desenvolvendo quando criou, por determinação do nosso presidente João Martins, o Prêmio Brasil Artesanal, extremamente importante para os pequenos e médios produtores do país”, afirmou.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa