qua, 9 de outubro de 2024

Variedades Digital | 05 e 06.10.24

A Plateia visita serviço de hemodiálise do hospital Santa Casa de Misericórdia

Há uma semana, Prefeitura finalizou processo de requisição da Cardio Nefroclínica e serviço continua com a instituição
Equipamentos da Cardio estão à disposição dos donos

Nesta sexta-feira (08), completa uma semana que a prefeita Ana Tarouco (PL) assinou o decreto do fim da requisição do CNPJ, bens e funcionários da Cardio Nefroclínica. Com o documento, a Santa Casa passou a ser a única pessoa jurídica responsável pelo serviço de hemodiálise em Sant’Ana do Livramento, atendendo pacientes da cidade e da região através do credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesta semana, o Jornal A Plateia visitou o espaço. No prédio, de quatro andares, antes ocupado pela Cardio Nefroclínica, atualmente, trabalham 26 profissionais no atendimento a 76 pacientes que fazem diálise de três a quatro vezes por semana; todos são vinculados ao hospital Santa Casa de Misericórdia, que recebe R$ 240,00 por sessão de diálise do SUS. No fim do mês, o repasse médio da União para o serviço de alta complexidade fica em torno de R$ 160 mil, segundo a direção do hospital.
Em dezembro de 2022, o serviço foi requisitado pela prefeita Ana depois que a direção da Cardio Nefroclínica se negou a atender novos pacientes, alegando que a remuneração SUS não cobria os custos dos pacientes. Questionada sobre esse ponto, a diretora da Santa Casa informou que, atualmente, não encontra déficit no serviço. “Além disso, nós não visamos o lucro, pois a Santa Casa é uma instituição filantrópica”, frisou Leda Marisa.
Todos os pacientes são atendidos nos primeiros dois andares da ala, que é fechada e conta com segurança particular. Nos andares superiores, existem salas administrativas e consultórios que não são utilizados. Em uma das salas estão algumas máquinas que já foram colocadas à disposição do médico João José Freitas, proprietário da Cardio. De acordo com a Santa Casa, nesta primeira semana pós requisição, apenas alguns prontuários foram levantados, junto com telefones celulares da clínica.
Ao deixar o local, a equipe de reportagem encontrou dois pacientes. Informalmente, eles comentaram que estavam finalizando o procedimento, que transcorreu na absoluta normalidade, e elogiaram o lanche oferecido durante o procedimento.

Allanamientos con dos detenidos en el combate al Abigeato en la “Frontera de la paz”

Referente a los últimos hechos de público conocimiento con referencia a abigeatos registrados en la frontera Rivera (Uruguay) – Santana Do Livramento (Brasil), en horas de la mañana de este miércoles 9 de octubre, tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Direccion de Investigaciones con apoyo de la Brigada de Seguridad Rural de la Jefatura