Nesta sexta-feira (08), completa uma semana que a prefeita Ana Tarouco (PL) assinou o decreto do fim da requisição do CNPJ, bens e funcionários da Cardio Nefroclínica. Com o documento, a Santa Casa passou a ser a única pessoa jurídica responsável pelo serviço de hemodiálise em Sant’Ana do Livramento, atendendo pacientes da cidade e da região através do credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesta semana, o Jornal A Plateia visitou o espaço. No prédio, de quatro andares, antes ocupado pela Cardio Nefroclínica, atualmente, trabalham 26 profissionais no atendimento a 76 pacientes que fazem diálise de três a quatro vezes por semana; todos são vinculados ao hospital Santa Casa de Misericórdia, que recebe R$ 240,00 por sessão de diálise do SUS. No fim do mês, o repasse médio da União para o serviço de alta complexidade fica em torno de R$ 160 mil, segundo a direção do hospital.
Em dezembro de 2022, o serviço foi requisitado pela prefeita Ana depois que a direção da Cardio Nefroclínica se negou a atender novos pacientes, alegando que a remuneração SUS não cobria os custos dos pacientes. Questionada sobre esse ponto, a diretora da Santa Casa informou que, atualmente, não encontra déficit no serviço. “Além disso, nós não visamos o lucro, pois a Santa Casa é uma instituição filantrópica”, frisou Leda Marisa.
Todos os pacientes são atendidos nos primeiros dois andares da ala, que é fechada e conta com segurança particular. Nos andares superiores, existem salas administrativas e consultórios que não são utilizados. Em uma das salas estão algumas máquinas que já foram colocadas à disposição do médico João José Freitas, proprietário da Cardio. De acordo com a Santa Casa, nesta primeira semana pós requisição, apenas alguns prontuários foram levantados, junto com telefones celulares da clínica.
Ao deixar o local, a equipe de reportagem encontrou dois pacientes. Informalmente, eles comentaram que estavam finalizando o procedimento, que transcorreu na absoluta normalidade, e elogiaram o lanche oferecido durante o procedimento.


Líder de governo diz estar “à disposição” para pedir cassação de vereador Doze por quebra de decoro
Declaração de Maurício Galo Del Fabro foi feita durante entrevista na RCC FM após polêmicas envolvendo críticas ao Exército e à prefeita Ana Tarouco