seg, 11 de dezembro de 2023

Aplateia Digital | 09 e 10.12.23

Última Edição

Os Fittipaldis: uma família dedicada ao esporte motorizado

Muitos filhos seguem os passos de seus pais e, em algumas áreas, como o esporte motorizado, isso pode até ser usual. Ainda assim, casos como o da “dinastia” Fittipaldi merecem menção. Conheça a história dessa família que se dedicou ao automobilismo.

No mundo esportivo é bem comum que os membros de uma família acabem seguindo a tradição familiar, criando uma linhagem de atletas. No mundo do automobilismo isso também é verdade e existem mais casos nos quais as histórias das famílias demonstram o fenômeno. No mundo do automobilismo, ainda assim, o caso dos Fittipaldis acaba se destacando por demais, com mais de 5 décadas de tradição.

Emerson Fittipaldi foi o primeiro de sua família a entrar na história da modalidade largando na pole position no GP de Mônaco, se tornando o primeiro piloto na história da Fórmula 1 a sair ganhado de um grande prêmio (GP) no seu ano de estreia. Depois dele, muitos outros carregaram seu apelido e seu sucesso para as competições mundiais. Saiba mais sobre essa família dedicada aos esportes motorizados.

O começo da linhagem Fittipaldi

Considerado o campeão mais jovem da história, Emerson Fittipaldi conquistou o GP de Mônaco, se tornando o primeiro corredor brasileiro ganhador de um Campeonato Mundial de Fórmula 1, e marcando seu nome na história.

Além da F1, ele participou em outras corridas (carros esportivos e de turismo) e impressionou o mundo com sua abordagem nas pistas e seu perfil destemido. Tudo isso o tornou pai de um movimento de fãs, que cresceu mais ainda quando a família cresceu nessa tradição das corridas auto.

O legado de Emerson

O irmão de Emerson também embarcou no mundo dos esportes auto com sucesso, tornando Wilson Fittipaldi o segundo nome da família a se celebrizar no esporte. Determinação e comprometimento foram palavras de ordem que marcaram suas corridas automobilísticas e motivaram a linhagem Fittipaldi, hoje mundialmente conhecida como parte intrínseca da história do automobilismo.

Depois de Emerson e Wilson, o filho deste último, Christian Fittipaldi seria o campeão da F3000 e correria, entre 92 e 94 na F1 pela Minardi e pela Footwork Ford, obtendo por três vezes o quarto lugar. O piloto teve ainda sucesso em provas de endurance e nas corridas com carros esportivos.

Seguiu-se ainda Pietro Fittipaldi, neto de Emerson e que se iniciou no kart, tendo competido em fórmula a partir de 2013 e obtendo a vitória em 2014 (Fórmula Renault Britânica) e 2015 (MRF Challenge). Pietro Fittipaldi estreou em 2020 na Fórmula 1 com a equipe Haas F1 Team, substituindo Romain Grosjean nas duas últimas corridas do campeonato.

Por fim, se destaca Enzo Fittipaldi, o jovem que integra a Academia da Red Bull e já demonstrou sua garra vencendo a Fórmula 4 Italiana pela Prema, no ano de 2018. Não há dúvidas de que pretende seguir a tradição de família e perpetuar seu nome no mundo dos esportes motorizados. seguir os passos de seus familiares que correram pela F1.

Lendária no mundo do automobilismo, a família Fittipaldi continua trazendo histórias de sucesso e carregando um peso incrível quando se trata de inspirar jovens que desejam se tornar pilotos nessa modalidade.

Morning Xpress

DATAS COMEMORATIVAS Dia da Criança Especial Dia do Alcoólico Recuperado Dia do Fonoaudiólogo Dia do Profissional de Culinária Dia Internacional contra a Corrupção Dia Internacional