sáb, 18 de maio de 2024

Variedades Digital | 11 e 12.05.24

Os Fittipaldis: uma família dedicada ao esporte motorizado

Muitos filhos seguem os passos de seus pais e, em algumas áreas, como o esporte motorizado, isso pode até ser usual. Ainda assim, casos como o da “dinastia” Fittipaldi merecem menção. Conheça a história dessa família que se dedicou ao automobilismo.

No mundo esportivo é bem comum que os membros de uma família acabem seguindo a tradição familiar, criando uma linhagem de atletas. No mundo do automobilismo isso também é verdade e existem mais casos nos quais as histórias das famílias demonstram o fenômeno. No mundo do automobilismo, ainda assim, o caso dos Fittipaldis acaba se destacando por demais, com mais de 5 décadas de tradição.

Emerson Fittipaldi foi o primeiro de sua família a entrar na história da modalidade largando na pole position no GP de Mônaco, se tornando o primeiro piloto na história da Fórmula 1 a sair ganhado de um grande prêmio (GP) no seu ano de estreia. Depois dele, muitos outros carregaram seu apelido e seu sucesso para as competições mundiais. Saiba mais sobre essa família dedicada aos esportes motorizados.

O começo da linhagem Fittipaldi

Considerado o campeão mais jovem da história, Emerson Fittipaldi conquistou o GP de Mônaco, se tornando o primeiro corredor brasileiro ganhador de um Campeonato Mundial de Fórmula 1, e marcando seu nome na história.

Além da F1, ele participou em outras corridas (carros esportivos e de turismo) e impressionou o mundo com sua abordagem nas pistas e seu perfil destemido. Tudo isso o tornou pai de um movimento de fãs, que cresceu mais ainda quando a família cresceu nessa tradição das corridas auto.

O legado de Emerson

O irmão de Emerson também embarcou no mundo dos esportes auto com sucesso, tornando Wilson Fittipaldi o segundo nome da família a se celebrizar no esporte. Determinação e comprometimento foram palavras de ordem que marcaram suas corridas automobilísticas e motivaram a linhagem Fittipaldi, hoje mundialmente conhecida como parte intrínseca da história do automobilismo.

Depois de Emerson e Wilson, o filho deste último, Christian Fittipaldi seria o campeão da F3000 e correria, entre 92 e 94 na F1 pela Minardi e pela Footwork Ford, obtendo por três vezes o quarto lugar. O piloto teve ainda sucesso em provas de endurance e nas corridas com carros esportivos.

Seguiu-se ainda Pietro Fittipaldi, neto de Emerson e que se iniciou no kart, tendo competido em fórmula a partir de 2013 e obtendo a vitória em 2014 (Fórmula Renault Britânica) e 2015 (MRF Challenge). Pietro Fittipaldi estreou em 2020 na Fórmula 1 com a equipe Haas F1 Team, substituindo Romain Grosjean nas duas últimas corridas do campeonato.

Por fim, se destaca Enzo Fittipaldi, o jovem que integra a Academia da Red Bull e já demonstrou sua garra vencendo a Fórmula 4 Italiana pela Prema, no ano de 2018. Não há dúvidas de que pretende seguir a tradição de família e perpetuar seu nome no mundo dos esportes motorizados. seguir os passos de seus familiares que correram pela F1.

Lendária no mundo do automobilismo, a família Fittipaldi continua trazendo histórias de sucesso e carregando um peso incrível quando se trata de inspirar jovens que desejam se tornar pilotos nessa modalidade.

Parceria viabiliza transporte gratuito a abrigados para o interior do Estado

A prefeitura de Porto Alegre organiza transporte gratuito para os abrigados com interesse em deixar a cidade e que tenham estrutura de apoio em cidades do interior do Estado e Litoral Norte. O serviço foi definido em reunião com representantes do transporte intermunicipal e a direção do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS). O transporte gratuito está à disposição

Militares do Sétimo e da Bateria seguem atuando em Eldorado do Sul

Efetivo de militares lotados em Sant’Ana do Livramento seguem atuando auxiliando a população da cidade de Eldourado do Sul, duramente atingida pelas enchentes. A Operação Taquari II conta com militares do 7º Regimento e da 2ª Bateria que vem realizando o recebimento e a distribuição de donativos como: alimentos, água, roupas, materiais de limpeza e de higiene, aos desabrigados. De