O muro da Escola Municipal Professor Pacheco Prates está condenado e poderá cair a qualquer momento. Nesta semana, servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME) foram até a escola, acompanhados da Secretaria de Trânsito (SMTTMU) e fizeram o isolamento do local. Na quinta-feira (17), a SME retornou à escola acompanhada de um engenheiro da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), o qual fez a análise das condições do muro e as orientações pertinentes para a elaboração do projeto, que terá como objetivo a demolição da parte comprometida e a construção de nova estrutura. “Desta vez seguindo os ritos legais e administrativos, garantindo de forma responsável a segurança dos alunos e comunidade”, comentou a secretária de Educação do município, Elisangela Duarte.
Elisangela ainda contou que desde o início, a gestão da prefeita Ana Tarouco (PL) e do vice-prefeito Evandro Gutebier (Republicanos), através da Secretaria Municipal de Educação, vem direcionando esforços à regularização da “triste herança” deixada por gestões anteriores. “Uma partilha complexa de recursos recebidos sem prestação de contas, obras pactuadas, inacabadas, abandonadas, reformas e ampliações sem projetos e sem acompanhamento técnico de sua execução”, pontuou.
Além do muro da frente da escola, também foi abordado na visita a situação da quadra poliesportiva coberta, que está em obras há alguns anos no educandário. “Uma quadra abandonada e inacabada que, atualmente, após muito esforço, já está com o processo de retomada concluído, e um muro de fechamento prestes a desabar, pois além da parte já condenada, passou a apresentar rachaduras em outro ponto, sendo estas significativas e comprometendo a estrutura e a segurança de alunos e comunidade”, contou a secretária Elisangela.
O Departamento de Licitações e Contratos da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento tornou público, ainda em maio, que no dia 7 de junho de 2023, às 9 horas, na sede da Secretaria Municipal da Fazenda, realizaria o certame Concorrência Pública, que tinha como objetivo a contratação de uma empresa especializada para finalização da execução da quadra poliesportiva na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pacheco Prates. Com o processo concluído, as obras devem ser retomadas nas próximas semanas.
⚠️Copom eleva Selic em 1pp, para 12,25% ao ano
Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic, juros básicos da economia, em 1 ponto percentual, para 12,25% ao ano. A alta consolida um ciclo de contração na política monetária. Após passar um ano em 13,75% ao ano, entre agosto de 2022 e agosto de 2023, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto e um