qua, 4 de dezembro de 2024

Variedades Aplateia | 30 e 01.12.24

Cotribá terá novidades na Expointer para associados e visitantes

Entre as inovações estão ampliação da casa da cooperativa no Parque de Exposições e pavilhão para gado leiteiro
(Foto: Divulgação/Cotribá)

A mais antiga cooperativa agropecuária em funcionamento no Brasil, Cotribá, prepara uma programação especial para associados e visitantes durante a 46ª Expointer, que ocorrerá entre 26/8 a 03/9, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Entre as novidades está a ampliação da Casa Cotribá, cujas instalações na quadra 46 foram reformuladas para melhor acolher visitantes, associados e empresas parceiras. A casa relembra a primeira sede própria da cooperativa em Ibirubá, construída na década de 20, aliando conceitos de tradição e modernidade. Nesta edição da Expointer, a Cotribá também contará com espaço especial no pavilhão de gado leiteiro, valorizando ainda mais a produção leiteira gaúcha.
A Casa Cotribá estará aberta todos os dias no horário de funcionamento da Expointer. Além de diretores e gestores da cooperativa, o local terá a presença de uma equipe de técnicos pronta a dar esclarecimentos sobre as melhores práticas para que o agronegócio alcance bons resultados.
Durante a Expointer, a Cotribá mostrará as vantagens do uso de coleiras de monitoramento animal, que proporcionam um novo patamar de assertividade no controle do rebanho de vacas leiteiras. Sócia da CowMed, startup de Santa Maria/RS, a cooperativa aderiu às vantagens da tecnologia para reforçar as boas práticas animais (BPAs), além de melhorar a produtividade e a rentabilidade dos produtores. A Cotribá gerencia 60 mil vacas diariamente e com o novo sistema, o acompanhamento dos animais pode ser feito à distância, por meio de um aplicativo que registra e interpreta o comportamento das vacas captado pelas coleiras 24h/dia. A nova ferramenta começou a ser adotada em 2021, e a meta é chegar a 10 mil vacas monitoradas em 2023. É possível monitorar a ruminação, atividade do animal, ócio e ofegação, e com os dados corrigir padrões de nutrição, entre outros benefícios.
O ano de 2023 será marcado pela conclusão da primeira fase da nova fábrica de rações em Ibirubá, que irá ampliar de 100 mil para 300 mil toneladas a capacidade anual de produção de rações da cooperativa. São projetados 170 novos empregos, num investimento total de R$ 150 milhões para produção de ração de bovinos de leite e corte, suínos, aves, equinos, ovinos e suplementos minerais.

Sobre a Cotribá

Com sede em Ibirubá e fundada em 1911, a Cotribá é a mais antiga cooperativa agropecuária em funcionamento no Brasil. Tem mais de 9 mil associados e mais de 1.400 colaboradores. Sua atuação na comercialização de produtos, serviços, área de produção animal e assistência técnica abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, atendendo mais de 30 mil clientes. A cooperativa conta com 23 lojas agropecuárias, veterinária e peças para maquinário agrícola, 37 revendas, 5 postos de combustível, 4 supermercados e 2 fábricas de rações.

Churrasco festivo

A Paróquia Santa Terezinha convida toda a comunidade da Fronteira para um “churrasco festivo” no dia 8 de dezembro. O cardápio, além do churrasco, oferecerá saladas diversas. O evento será no salão da igreja, na Rua Duque de Caxias. 574, a partir das 12h. Cada convite custará R$ 40,00 e os interessados poderão comprá-lo diretamente na paróquia.

📸 Rodrigo Savedra

Lorenzoni lamenta falta de plano de desenvolvimento que garanta competitividade, empregos e melhores salários

O plenário da Assembleia Legislativa votou e aprovou na tarde desta terça-feira, o PL 357/2024, que reajusta o piso salarial regional no RS. Foram 40 votos pela aprovação e três votos contra, dos deputados Rodrigo Lorenzoni, Felipe Camozzato e Guilherme Pasin. Com a aprovação do PL do governo RS, as empresas privadas, empreendedores e contratantes deverão reajustar em 5,25% o

Deputado Federal Zucco se encontra com Jojo Todynho

Nesta terça-feira (3), tive a alegria de conhecer Jojo Todynho, uma artista que vem experimentando na pele o que é lutar contra o sistema. Manifestei meu total apoio e solidariedade a ela por essa campanha de cancelamento nas redes sociais pelo fato de se declarar de direita. Reforcei o convite que fiz para que Jojo fale na Comissão de Constituição