O proprietário das ruínas do antigo cinema Colombo, na rua dos Andradas, finalmente deverá receber autorização do Poder Público para realizar intervenções de obra civil no local. A autorização definitiva depende apenas de manifestação do Conselho do Patrimônio Público, aguardada para o início desta próxima semana. Uma das primeiras providências – e o que mais preocupa o Poder Público, atualmente – será a retirada da marquise que fica sobre a calçada. A estrutura está seriamente comprometida e representa risco para pedestres e veículos que circulam por ali. Já foram registrados incidentes, inclusive, com algumas pessoas, apesar da proteção que foi instalada sobre o passeio público. Na sequência, poderão ser desenvolvidas outras obras no local.
Imposto solidário
Pouco antes de protocolar na Câmara de Vereadores, um projeto de lei com o objetivo de conscientizar e incentivar a doação para entidades assistenciais locais, de parte do Imposto de Renda pago pela população, o vereador Duda Amaral apresentou a ideia ao inspetor da Receita Federal em Livramento, Adilson Valente. A proposta é a realização anual de uma grande mobilização, no mês que marca o início da entrega das Declarações de Ajuste do IR, para esclarecer sobre a possibilidade da doação de percentual do imposto e estimular as pessoas a essa ação. O Inspetor calcula que o percentual que pode ser doado pode chegar a cerca de R$ 1,8 milhão em Livramento. Ele lembrou que a RF já desenvolve trabalho nesse sentido e considera que o projeto pode ajudar muito nessa ação.
Um dos articuladores reconhecidamente mais ativos pela oficialização do uso compartilhado do aeroporto Gal. Gestido, de Rivera, como de caráter binacional, o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional da Assembleia gaúcha, Frederico Antunes, acabou perdendo um dos momentos mais históricos de todo o processo, que foi o anúncio da binacionalização, realizado nessa última semana, em Montevidéu. Quando recebeu o convite para participar, já não tinha tempo hábil para viajar à Capital uruguaia. Mesmo assim, ele comemorou o momento: “Trata-se de um anúncio histórico. Fui comunicado oficialmente pelo ministro Tabaré e pelo Embaixador Valles que a binacionalização do aeroporto Rivera, que atende nossa Sant’Ana do Livramento, virou realidade. Um trabalho que começamos em 2016, como presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional. Além disso, temas importantes como a construção de uma nova ponte, ligando os municípios de Jaguarão e Rio Branco e a Hidrovia Uruguai-Brasil, também estão avançando nesse trabalho conjunto entre o Brasil e o Uruguai”. O Governo uruguaio pretende anunciar detalhes das operações de voo entre Rivera e aeroportos brasileiros assim que forem concluídas as obras de ampliação da estrutura aeroportuária na vizinha cidade (foto).
Videomonitoramento no foco
A retomada do sistema de videomonitoramento por parte da autoridade policial, em Livramento, esteve na pauta de uma objetiva reunião realizada na última quinta-feira, sob a coordenação do delegado Laurence Teixeira, diretor da 12ª DPRI. Representantes de várias instituições se reuniram para discutir medidas preventivas e repressivas aos delitos de furto e receptação de fios e cabos ocorridos no município, e aproveitaram para discutir a criação de uma rede 24h para troca de informações, quanto a interrupção dos serviços e o projeto de videomonitoramento previsto para breve.