As contas do ex-prefeito Ico Charopen (PDT) serão julgadas no próximo dia 16 de agosto pela Câmara de Vereadores. Questionado sobre sua posição, o vereador Thomaz Guilherme disse que ainda não definiu seu voto, pois no fim de semana deverá se reunir com sua base eleitoral para discutir o tema, como forma de obter “opiniões externas”. “Se eu te disser que vou ser contra ou a favor neste momento, eu vou te mentir”, declarou.
O parlamentar frisou que ouvir sua assessoria também é fundamental neste momento. “Eu não quero decidir nada sozinho”, reiterou. Ele disse que está tranquilo, independentemente da forma que votar.
No dia do julgamento, será concedido o prazo de 20 minutos para, querendo, Ico apresentar defesa oral ou mediante um advogado constituído nos autos. Durante a sessão, também poderão ser ouvidas testemunhas arroladas previamente.
Com relação as contas de 2019, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) emitiu opinião desfavorável às contas do político, em virtude de “falhas prejudiciais ao erário público”. Já as de 2018, segundo informações, não foram feitos apontamentos.