Nos dias 28 e 29 de julho, o curso Escola do Campo, nos municípios de Uruguaiana e Sant’Ana do Livramento, concluiu suas atividades. Foi uma jornada única que visou desenvolver habilidades e competências de líderes pelo pensamento crítico, sistêmico e estratégico nos pilares da Intensificação Sustentável. Foram quatro meses de muita troca, conhecimento e desenvolvimento pessoal, tanto encontros presenciais como online. O curso abrange as áreas de gestão de pessoas, intensificação sustentável, controladoria e indicadores. O foco está na importância do animal nos ambientes produtos e como usufruir da melhor forma às práticas simples e de fácil aplicação no campo”. Cada aluno trouxe seus desafios do trabalho no campo e junto com os seus colegas foram construídas soluções nos seguintes temas: liderança, comunicação, planejamento, organização, manejo do pasto, suplementação estratégica, sanidade animal, rotinas de manejo e medição dos resultados via indicadores relevantes. As aulas foram ministradas pela Agroteams e um grupo de profissionais da Unipampa, UFSM, UFRGS e empresas privadas do Agro.
Segundo as idealizadoras do projeto, Ana Luiza Velazquez e Valentina Albornoz, o grande objetivo do curso é contribuir com o desenvolvimento das pessoas no campo, na região da Fronteira Oeste e Campanha para formar novos líderes e agentes de transformação.
“Agradecemos a todos que caminham conosco, em especial a equipe interna Agroteams (Viviane e Maria Clara). Aos alunos, salientamos que a Escola não findou, apenas começou para todos aqueles que estão colocando em prática diariamente o que foi estudado e praticado em aula, sejam as estratégias, conhecimentos técnicos, manejos entre outros. Nossa meta é formar um ecossistema e levar Sant’Ana do Livramento, onde estamos sediadas, mais firme na promoção de soluções ao campo. Estamos preparando muitas novidades, voltadas às empresas rurais com foco no Desenvolvimento Humano Sustentável”, destaca Ana Luiza.
Lorenzoni lamenta falta de plano de desenvolvimento que garanta competitividade, empregos e melhores salários
O plenário da Assembleia Legislativa votou e aprovou na tarde desta terça-feira, o PL 357/2024, que reajusta o piso salarial regional no RS. Foram 40 votos pela aprovação e três votos contra, dos deputados Rodrigo Lorenzoni, Felipe Camozzato e Guilherme Pasin. Com a aprovação do PL do governo RS, as empresas privadas, empreendedores e contratantes deverão reajustar em 5,5% o