O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, liderou uma comitiva com mais de 20 representantes brasileiros de empresas e entidades do setor plástico e petroquímico em uma audiência com o vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, na tarde de terça-feira (1°), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O grupo contou com representantes de quatro regiões do país -Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste – e com seis dirigentes de indústrias do Rio Grande do Sul. O objetivo foi conseguir igualdade tributária para o setor nacional, especialmente gaúcho e baiano, que hoje perde competitividade com os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Para os representantes do segmento, o fato das empresas da ZFM venderem seus produtos sem Imposto de Importação e sem Imposto de Produtos Industrializados (IPI) causa um desequilíbrio que prejudica as demais empresas do país. De acordo com o secretário, o Estado vem buscando uma solução para esta questão, uma vez que ela vem se agravando. “Vamos procurar as medidas cabíveis para diminuir o impacto que os benefícios tributários concedidos pela ZFM vêm causando”, afirmou Polo. Ele ressaltou também o tamanho dessa indústria no Rio Grande do Sul; “no Estado, o segmento de plásticos tem 2,4 mil empresas e gera 25 mil empregos diretos, é um setor importante”, disse.
Além do Rio Grande do Sul, estiveram presentes na audiência representantes e lideranças dos setores de plástico da Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Também acompanhou a comitiva o presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra.


Motorista foge após se envolver em acidente na Avenida Tamandaré
Um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (8) no cruzamento da Avenida Tamandaré com a Rua Senador Salgado Filho, em Santana do Livramento, terminou com o condutor de uma motocicleta ferido e o motorista de uma camionete fugindo do local. Segundo testemunhas, o acidente envolveu uma motocicleta uruguaia e uma camionete Danster vermelha. O motociclista, de nacionalidade uruguaia