seg, 9 de dezembro de 2024

Variedades Aplateia | 30 e 01.12.24

Projeto RestaurApa auxilia produtores no combate ao capim-annoni e na recuperação de áreas degradadas

O projeto está em andamento há dois anos dentro da área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã e atende 10 propriedades rurais em Sant’Ana do Livramento com a utilização de técnica de combate ao capim invasor
Projeto está avançando no interior do município (Foto: Matias Moura/AP)

Na quinta-feira (28), a reportagem do Jornal A Plateia esteve acompanhando uma missão do RestaurAPA na Estância do Umbu, pertencente à família Rodrigues, localizada a 32 km da cidade entre as regiões dos Cerros Verdes e Rincão Bonito.
O projeto é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), no âmbito do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO como agência executora, o RestaurAPA é implementado pela Universidade La Salle (UniLaSalle), em parceria com a Emater/RS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Em Sant’Ana do Livramento, o projeto atende 10 propriedades rurais, onde foram implantados, junto com os produtores, novas técnicas de manejo de pastagens e utilizam recursos naturais das áreas do Bioma Pampa, além da utilização de máquina Campo Limpo  utilizada na aplicação de herbicidas que combatem exclusivamente o capim annoni sem prejudicar as outras espécies.

A planta invasora, de origem africana, foi introduzida no Rio Grande do Sul na década de 1950 e se espalhou pelo estado, ocasionando prejuízos à biodiversidade nativa e à produção pecuária sustentável. O capim-annoni possui características como alta produção de sementes e persistência de sementes no solo por longos períodos. Além disso, características como a baixa palatabilidade, baixo potencial nutritivo para o gado e alto teor de fibras, podendo inclusive desgastar a dentição do rebanho e prejudicar a alimentação dos animais, resultam no baixo consumo da espécie, o que favorece a permanência desta no ambiente e aumenta o poder de invasão.

Segundo a bióloga e uma das técnicas do projeto Mariana Vieira, representante da Universidade La Salle, ao todo são 20 propriedades contempladas entre os municípios de Rosário do Sul, Alegrete e Quaraí, sendo a maioria em Livramento. “Nós temos diferentes formas de lidar com essas áreas degradadas onde são aplicadas um conjunto de técnicas, como diferimento, pastoreio rotativo, controle químico e mecânico, sobre semeadura de espécies hibernais. Onde o projeto é acompanhado com o monitoramento da vegetação para quantificar os resultados para ver aquilo que nós conseguimos reduzir nessas áreas de campo invadido e aumentar a vegetação nativa”, diz.

Mariana destaca ainda que o RestaurAPA está servindo como um verdadeiro laboratório a céu aberto e que a ideia é que os produtores continuem com esta proposta após o encerramento do projeto. “Nós queremos isso. Que essa semente fique plantada e que outros produtores que querem se somar a este tipo de pecuária sustentável também utilizem esses métodos”, disse .
O produtor rural e veterinário Leandro Rodrigues, sócio proprietário da Estância do Umbu, destaca que nestes dois anos em que os métodos foram aplicados na propriedade houve, não só uma redução da incidência do capim-annoni, mas também uma melhoria na atividade pecuária e no campo de peso dos animais. O produtor utiliza, por exemplo, o método de rotação de pastoreio com a utilização de cerca elétrica nos potreiros e melhoramento do campo nativo. “Estamos muito satisfeitos com os resultados. O projeto nos forneceu tudo, desde os equipamentos, ao mapeamento das áreas para a cerca elétrica e assistência técnica. Tivemos um ganho muito interessante com isso. A pecuária bem manejada e sustentável é possível, basta querer”, disse o produtor.

Moradores de Sant’Ana do Livramento e Rivera tem 50% de desconto no passeio do Trem do Pampa

A temporada de férias de verão está próxima e as famílias estão sempre em busca de novas experiências para esta época do ano. Inaugurado em julho, o passeio do Trem do Pampa é uma opção para todos os públicos, principalmente para moradores de Sant´Ana do Livramento e Rivera, que tem 50% de desconto através da campanha “Eu Sou Daqui”, da Giordani Turismo, responsável pelo

“Natalício”, de Luiz Coronel

“Natalício”, de Luiz Coronel Música de Renato Teixeira Intérprete: Ivo Fraga Produção: Sérgio Roja