A Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas 2023 de Sant’Ana do Livramento anunciou, nessa semana, a programação do mês Farroupilha deste ano. O encontro contou com a participação dos representantes das entidades tradicionalistas e demais promotores da semana do gaúcho.
Na oportunidade, foi apresentado o projeto que contará, neste ano, com um Acampamento Farroupilha de forma inédita, do dia 3 ao 13 setembro na Chácara da Prefeitura. Outra novidade apresentada na coletiva de imprensa é sobre o acendimento da Chama Crioula Regional, quando as comitivas de 12 municípios da região virão a Sant’Ana Livramento no dia 3 de setembro para participar do evento.
Neste ano, o tema anual dos Festejos Farroupilhas no estado é uma homenagem aos 100 anos da Revolução Federalista, quando na oportunidade, as entidades tradicionalistas do município elegeram dois patronos, Velocínio Silveira – Lenço Branco e o tradicionalista e pesquisador Paulo Mena.
Segundo o presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas, Leonardo Soares, a ideia da Semana Farroupilha, neste ano, é proporcionar muitas atividades aos tradicionalistas como rodeio, tiro de laço, provas campeiras, shows e bailes que acontecerão durante o acampamento Farroupilha na Chácara da Prefeitura até o dia 13 de setembro. Posteriormente, as atividades acontecerão, pela parte da manhã e tarde, ainda na Chácara da Prefeitura, e à noite serão realizados os tradicionais jantares campeiros nos galpões e CTGs .
Sobre a questão dos acampamentos, o presidente destacou que será cobrado o valor simbólico de R$ 50,00 para cada galpão, entidade ou Piquete como forma de custear a manutenção do local. Outra novidade apresentada no projeto é a questão da comercialização de produtos no evento, como alimentação, por exemplo, onde a comissão organizadora terá uma tabela de preço único dentro do Acampamento Farroupilha com caixa único e não será cobrado nenhum valor daquelas pessoas, ou entidades, que queiram vender algum tipo de lanche ou alimentação no interior do parque.
“A comissão organizadora vem trabalhando de uma forma bastante democrática e transparente com as entidades co-promotoras, sem nenhum tipo de estrelismo e contando com o apoio do Executivo e da Câmara de Vereadores. Em breve, nós estaremos divulgando a programação completa que pretende valorizar a nossa tradição em todos os sentidos. Estamos iniciando este projeto de acampamento, aqui, nos moldes de Porto Alegre, pois queremos que Livramento ocupe seu lugar de protagonismo no estado, que é seu de direito, de ser considerado como a terra da tradição. E com isso trazer mais turistas para o nosso município gerando emprego e renda”, contou Leonardo.