Sant’Ana do Livramento completará seus 200 anos no próximo dia 30 de julho. Em comemoração, a Prefeitura da cidade contratou a realização de um show nacional para a comunidade. A banda “Raça Negra” se apresentará na próxima quinta-feira (27), no Largo Hugolino Andrade. Não serão cobrados ingressos ou taxas.
Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Sandra Pontes, é uma satisfação enorme trazer uma banda nacional renomada a Sant’Ana do Livramento, como o Raça Negra. “Nós estamos em uma expectativa enorme, assim como muitas pessoas de Sant’Ana do Livramento, de Rivera e da Região, porque fomenta o lazer das pessoas. Está na Constituição, é um direito do cidadão”, explicou.
Sandra ainda complementou dizendo que o Poder Executivo está promovendo este evento com felicidade. “Além disso, tem o desenvolvimento de Livramento através do turismo, pois estão vindo pessoas de fora, pessoas que não vem no horário do show, vem antes. Portanto, irão consumir em restaurantes, hotéis…”, comentou.
A secretária adiantou que o show iniciará às 16h com a apresentação de algumas bandas no palco secundário. A apresentação da banda Raça Negra será no palco principal. Entre as atrações estão o cantor santanense Érico Esteves, Verona Moon e Tardinha do Samba.
Segundo informações, o camarim será atrás do palco, onde a banda ficará antes do início do show. Com relação à segurança do evento, todas as forças, tanto de Livramento, quanto de Rivera estão envolvidas. Além disso, terão telões para o público assistir ao show.
A prefeita Ana Tarouco (PL) disse que o evento do Raça Negra, assim como todos os eventos programados para esta semana e os que já foram realizados ao longo do último ano, desenvolvem o trecho turístico do município. “Desenvolve todos os nossos potenciais, como vinho, oliva, mel… Desenvolve toda a nossa malha hoteleira e obviamente traz geração de emprego e renda”, comentou.
A chefe do Poder Executivo frisou que o show especialmente, contribui com a geração de emprego e a distribuição de renda informal, que segundo ela, é uma realidade “bastante presente no município”. “Nos eventos do Batuva a gente percebe muito claramente isso, essa economia informal que existe em Sant’Ana do Livramento, que também é aquecida com este tipo de evento”, opinou.
Tarouco também falou da satisfação do Governo em conseguir realizar o evento com o caixa da Prefeitura, após ter sido feito um planejamento financeiro e orçamentário, que permitiu a realização de um show nacional. “Uma banda internacionalmente conhecida que agrada a todos os públicos, isso foi um cuidado que a gente teve, agradar do mais jovem ao mais antigo, para que todo mundo se sentisse incluído”, falou a prefeita sobre a escolha.
Para Ana, será realizada na próxima quinta-feira (27) uma festa de uma cidade diferente, da pluralidade santanense. “O objetivo é esse, nós alcançarmos todo o tipo de público: de todas as idades e todos os matizes culturais”, contou.
O fato de o evento ser aberto também foi uma preocupação do poder público, segundo a prefeita. “Nada mais ao alcance de todos do que um evento gratuito”. Ana disse que a expectativa é grande, não só do povo santanense, mas sim de várias excursões que virão de fora do município para assistir ao show. “Potencializando outros ramos e não só o evento em si”, avaliou.
Conforme apurado, pelo menos três ônibus com lotação máxima da cidade de Rosário do Sul devem se deslocar para a Fronteira da Paz para assistir ao show. A expectativa é que comitivas de outros municípios também participem da atividade. “O pessoal está faceiro, esperando a hora”, disse um dos organizadores da comitiva.
Evento deve paralisar o centro de Sant’Ana do Livramento desde o início da semana para a organização do show