A ex-vice-prefeita de Sant’Ana do Livramento e dirigente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Mari Machado, esteve, nesta semana, no gabinete do Senador Chico Rodrigues (PSB-RR), que é titular da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal. Na oportunidade, participou da conversa o senador José Amauri (PT-PI).
Segundo Mari, o motivo da visita foi solicitar ao senador Rodrigues a apresentação e aprovação de uma emenda ao orçamento da União para a implantação de Parques Tecnológicos. Esta rubrica está no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), mais especificamente no Finep, que compartilha ações com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) na atualização desmaterializada (tecnológica da informação) e na recomposição e ampliação do parque industrial brasileiro. Dentre eles, estará o Polo Binacional Tecnológico em Sant’ Ana do Livramento, no Brasil, com Rivera, no Uruguai.
A ex-vice-prefeita diz que, desde 2017, se dedica a este tema e que considera uma importante saída para Sant’Ana do Livramento. “Apontando perspectiva de trabalho para jovens e adultos e, assim, desenvolvimento, inovação tecnológica e a entrada da fronteira nos fatores de produção da indústria 4.0.”, publicou. Mari ainda mencionou a sua “inspiração”, que segundo ela, veio do conhecimento do que se tornou o Porto Digital do Recife/Pernambuco, que hoje gera mais de 13 mil postos de trabalho.
A líder do PSB, enfatizou que a UNIPAMPA, IFSUL, UTEC e UTU têm sido parceiras importantes neste debate. “Em breve teremos mais uma importante notícia sobre o tema do Polo Binacional Tecnológico. O vereador Rafael Castro (PSB) há poucos dias organizou uma importante audiência pública sobre o tema no auditório da UNIPAMPA”, adiantou.
“Estamos trabalhando lado a lado para que esta iniciativa se torne realidade”, finalizou Mari Machado.
⚠️Copom eleva Selic em 1pp, para 12,25% ao ano
Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic, juros básicos da economia, em 1 ponto percentual, para 12,25% ao ano. A alta consolida um ciclo de contração na política monetária. Após passar um ano em 13,75% ao ano, entre agosto de 2022 e agosto de 2023, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto e um