O livro tem por objetivo dar visibilidade ao rebanho ovino da fronteira como parte integrante do Bioma Pampa e da cultura do homem do campo. Também destaca a carne do cordeiro como ingrediente nobre na culinária regional, sendo um estímulo para o turista visitar a cidade. Segundo dados da Organização Mundial de Turismo (OMT), o turismo gastronômico é a terceira motivação do turista para conhecer um destino, atrás apenas do destino cultural e da observação da natureza. O turista busca na gastronomia uma experiência diferenciada.
Sant’Ana do Livramento possui um dos maiores rebanhos ovinos do país, que se inicialmente era destinado à indústria da lã, com a presença de grandes lanifícios, hoje os criadores estão investindo em raças para a produção de carne. Assim, em maio deste ano, o município recebeu o título de Capital Nacional da Ovelha, por lei federal aprovada pelo Congresso e referendada pelo Executivo.
Em todas as edições do festival, o cordeiro ocupou um lugar de destaque na programação, com diversas atividades a ele relacionadas, como Fórum Binacional do Cordeiro, as oficinas de corte e desossa, aulas de cozinha com renomados chefs do Brasil e do Uruguai, o Concurso de Pratos à Base de Cordeiro, o circuito de pratos nos restaurantes da fronteira, e a presença destacada do Cordeiro nos eventos de encerramento do Festival. Esta publicação traz receitas com este ingrediente nobre, além de textos informativos e um guia de cortes da carne ovina.
O Concurso de Pratos à Base de Cordeiro, com a participação de cursos de Gastronomia do RS e do Uruguai, consolidou-se na programação do festival como um evento inédito e importante para o Brasil e Uruguai, agregando valor a esta carne, a partir do uso técnico e criativo de todo o animal, com isso estimulando o consumo, pelo mercado gastronômico e pelo público consumidor. Os dois concursos ocorreram em 2019 e 2022, e contaram com a participação de cinco instituições em cada edição. Estão publicadas as receitas completas dos pratos e acompanhamentos.
Nos fóruns gastronômicos e aulas-shows, chefs conceituados e cozinheiros regionais usaram o cordeiro em suas criações, despertando admiração e interesse do público. A procura pelas receitas apresentadas sempre foi uma demanda entre os participantes, que agora encontrarão no livro uma seleção dos pratos executados durante as edições do Festival. Participam do livro, os chefs Carlos Kristensen, Marcio Ávila, Maria Carvallo, Marco Antonio da Luz, Martin Lavecchia, Artur Dornelles, Paulo Castro, Laura Rosano e Adrián Orio.
O livro também traz receitas apresentadas pelos proprietários da Fazenda Palomas, Atílio e Maria Tereza Ibargoyen, aos turistas e visitantes recebidos na sua sede. São receitas contemporâneas, elaboradas com carne de cordeiro, uma das marcas da fazenda.
Para completá-lo, textos contextualizam o leitor, de maneira sintética, da história da fronteira, da ovinocultura, do turismo gastronômico e rural, além do Programa Rota do Cordeiro, desenvolvido pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Rural. Finalizando o livro, a reedição resumida do Guia de Cortes da Carne Ovina permite ao leitor saber mais sobre essa carne e como utilizá-la. Este guia foi elaborado pela UNIPAMPA e EMBRAPA. São organizadoras e autoras a Prof. Dra. Gladis Ferreira Corrêa, da UNIPAMPA, Jussara Pereira Dutra, coordenadora do Fronte(i)ra, e Liana Bach Martins, historiadora.
O livro contou com o apoio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Rural, do IFSUL (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense), além do patrocínio da ARCO (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos) e da Fazenda Palomas.
FERRADURA DOS VINHEDOS: 6.700 TURISTAS MÊS
Os dados abaixo são indicadores de que o Roteiro tem gerado trabalho e renda, como quando foi planejado (sonhado).