ter, 6 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Vereador diz que recebeu denúncia de “rachadinha” e inicia investigação

Felipe Torres afirmou que caso é “gravíssimo”

Repercutiu, nesta semana, a afirmação do vereador Felipe Torres (sem partido), na sessão da última quarta-feira (05), na Câmara de Vereadores, onde disse que recebeu uma denúncia de “rachadinha” e que está investigando o caso. “Chegou uma situação no meu gabinete que eu estou apurando, presidente. Uma situação muito grave e depois eu vou levar para o senhor. A gente está pesquisando, é uma denúncia gravíssima sobre a questão de rachadinha. Tô pesquisando. Chegou para nós, no nosso gabinete e a gente tá correndo atrás, mas se acabar se confirmando presidente, eu vou falar para o senhor”, comentou o parlamentar durante a reunião.
Felipe finalizou sua fala dizendo que está analisando a situação “com muito cuidado”. Procurado pelo Jornal A Plateia, o vereador disse que o caso seria em um “órgão público”, mas não direcionou se no Poder Legislativo, Judiciário ou Executivo. Questionado se teria mais informações para repassar à imprensa, o vereador disse que está “buscando a veracidade”.
O chefe do Poder Executivo em exercício, Evandro Gutebier (Republicanos), disse que não tem conhecimento da denúncia. No entando, frisou à Reportagem que a rachadinha é uma prática ilegal. “Tudo que é ilegal a gente não concorda. Tem que ser apurado e investigado para ver se isso está acontecendo. Se estiver, que os envolvidos sejam punidos rigorosamente conforme diz a lei”, comentou. Já o presidente do Poder Legislativo, vereador Maurício Galo Del Fabro (Progressistas), afirmou que “até o momento” não recebeu nenhuma denúncia de rachadinha e “muito menos de qual instituição […] Por isso não tenho como tomar qualquer atitude”, disse.
Rachadinha ou desvio de salário de assessor é a prática de corrupção caracterizada pelo repasse de parte dos salários de assessores para o parlamentar ou secretário a partir de um acordo pré-estabelecido ou como exigência para a função.

“Aumento de juros freia crescimento e piora situação de empresas endividadas”

Segundo previsão do mercado financeiro, compartilhada pelo ex-governador, a taxa de juros deve ser elevada para 14,75% ao ano. No entanto, a expectativa é de que este seja o último aumento, com tendência de queda nos próximos anos, podendo atingir 10% até 2028 https://www.youtube.com/live/GXvIzwxcTcY Fonte: Grupo A Hora

Resumo de terça-feira – 06/05/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais CORREIO BRAZILIENSE – Eleição faz Lula trocar ministra das Mulheres   O ESTADO DE S. PAULO – Ministro assinou emenda que adiou controle de desconto de aposentados   FOLHA DE S. PAULO – 29% dos brasileiros não conseguem entender texto simples nem fazer contas   O GLOBO – Quase um terço dos

A REIVENÇÃO DE ODACIR KLEIN

Aos 82 anos, Odacir Klein se reinventa. Esta semana ele gravou o primeiro episódio de um curso sobre reforma tributária e as consequências para a cidadania. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Cubo Filmes. Klein foi deputado federal, secretário e ministro, além de ocupar diversas outras funções públicas. Ele é natural de Getúlio Vargas.