qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Dia de Iemanjá agora é feriado municipal

O prefeito em exercício Evandro Gutebier aprovou em lei o feriado proposto pela vereadora Eva Coelho

Passou a fazer parte do calendário oficial de Sant’Ana do Livramento, feriado no dia 2 de fevereiro, quando é comemorado o dia de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes.
A orixá africana é conhecida como a “Rainha das Águas’’, protetora dos pescadores, jangadeiros e homens que ganham sustento no mar. Já a designação Nossa Senhora dos Navegantes originou-se no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente dos portugueses, que pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem salvos à pátria.
Tradicionalmente, a festa acontece em terreiros de religiões de matriz africana, onde desde as primeiras horas fiéis e simpatizantes realizam duas oferendas e agradecimentos. Além disso, era realizado pela mãe no santo Vera Maria Neves Teixeira, conhecida como mãe Vera de Oxum (em memória), uma carreata com destino ao Lago Batuva, onde está localizada a imagem de Iemanjá.
Atualmente não há informações de que no próximo ano aconteça carreata ou caminhada em homenagem à santa devido ao falecimento de Mãe Vera, que há mais de 30 anos organizava o evento que era realizado pelo seu Centro de Umbanda.

Bebê é levado sem vida para a Santa Casa pela Brigada Militar

Uma triste e chocante ocorrência marcou a manhã desta quinta-feira (3 de julho de 2025) na Bairro Tabatinga, em Sant’Ana do Livramento. A Brigada Militar foi acionada para atender a um chamado no bairro após uma mãe encontrar seu bebê, de poucos meses de vida, com a pele arroxeada na casa do pai. De acordo com as informações preliminares, a

Resumo de quinta-feira – 03/07/2025

  Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   CORREIO BRAZILIENSE – Acordo sobre IOF esbarra em divergência entre Lula e Motta   O ESTADO DE S. PAULO – Impopular no Congresso e na rua, Lula elege ‘ricos’ como alvo e antecipa campanha   O GLOBO – Esquerda acirra ataques a Motta nas redes, e governo abre espaço a