Passou a fazer parte do calendário oficial de Sant’Ana do Livramento, feriado no dia 2 de fevereiro, quando é comemorado o dia de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes.
A orixá africana é conhecida como a “Rainha das Águas’’, protetora dos pescadores, jangadeiros e homens que ganham sustento no mar. Já a designação Nossa Senhora dos Navegantes originou-se no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente dos portugueses, que pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem salvos à pátria.
Tradicionalmente, a festa acontece em terreiros de religiões de matriz africana, onde desde as primeiras horas fiéis e simpatizantes realizam duas oferendas e agradecimentos. Além disso, era realizado pela mãe no santo Vera Maria Neves Teixeira, conhecida como mãe Vera de Oxum (em memória), uma carreata com destino ao Lago Batuva, onde está localizada a imagem de Iemanjá.
Atualmente não há informações de que no próximo ano aconteça carreata ou caminhada em homenagem à santa devido ao falecimento de Mãe Vera, que há mais de 30 anos organizava o evento que era realizado pelo seu Centro de Umbanda.
Primeiro atropelamento em Sant’Ana do Livramento é registrado no final da tarde dessa quarta-feira (15)
Idoso de 83 anos é registrado como vítima