seg, 16 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Operação Fora de Linha prende seis e apreende armas, dinheiro e veículos

Além dos cambistas, operação prendeu três policiais da Brigada Militar
Polícia Federal apreendeu moedas de diversas nacionalidades (Foto: Divulgação/PF)

A Operação deflagrada no início dessa semana pela Polícia Federal, que contou com o apoio da Brigada Militar, teve como objetivo combater a atuação de cambistas informais na fronteira de Sant’Ana do Livramento e Rivera. Durante ação que começou na manhã de terça-feira (19), foram apreendidos, além de dinheiro de diversas nacionalidades, armas e veículos.
Uma ação que chamou a atenção da comunidade no início da noite, cumpriu cinco mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão, que resultou na prisão de seis pessoas, sendo três em flagrantes, e na apreensão de três pistolas, um revólver, uma espingarda, nove veículos e dinheiro em espécie sendo 58.949,01 reais, 67.064,00 pesos uruguaios, 698 dólares americanos, 57.005 pesos argentinos, 139 euros, 53 pesos cubanos e 22.000 guaranis paraguaios.
De acordo com a PF, as medidas foram expedidas pela 22ª Vara Criminal da Justiça Federal de Porto Alegre e resultou em três presos em flagrante por câmbio ilegal, que pagaram fiança e ficaram à disposição da justiça. Além desses, três policiais da Brigada Militar tiveram a determinação de afastamento imediato das funções exercidas e estão sendo investigados por realizar a escolta armada dos valores para os cambistas, promover a segurança nos locais de câmbio e monitorar possíveis investigações contra os criminosos.
Conforme apurado, os cambistas investigados operavam no mercado financeiro paralelo utilizando contas bancárias de terceiros para movimentação de valores, além do registro de bens em nome de “laranjas”. No período de 2019 a 2022, os suspeitos movimentaram aproximadamente 2 milhões de reais, relacionados à prática de evasão de divisas.
Os crimes investigados na Operação Fora da Linha são os de evasão de divisas, operação de câmbio não autorizada, corrupção e associação criminosa.
Procurados, o comando do 2º Regimento de Polícia Montada (RPMon) não quis se manifestar sobre o caso por se tratar de ação da PF e da Corregedoria Geral, não envolvendo o Comando da região e por não ter muitas informações sobre o caso. No entanto, informou que os três policiais envolvidos na investigação estão em prisão temporária e já foram levados para o presídio militar localizado na capital do estado.

TCE-RS analisa as contas do governador na quarta-feira (18)

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizará, no dia 18 de junho, às 14h, sessão especial híbrida para análise das contas do governador relativas ao exercício de 2023. Na oportunidade, o relator, conselheiro Iradir Pietroski, submeterá o seu relatório e voto à discussão e apreciação dos demais conselheiros. A prestação de contas do governador é analisada pelo TCE-RS

35 milhões de brasileiros têm dívidas em bancos, aponta relatório da Serasa

  • Serasa e mais de 40 bancos se unem para reduzir a maior causa de endividamento do país. • Mutirão emergencial oferece descontos de até 97%. • 35 milhões de brasileiros somam 65 milhões de dívidas contraídas com bancos. • No Rio Grande do Sul quase 1.6 milhão de pessoas possuem dívidas com bancos. 16.06_Desbanca (1).