qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Radar da Politica | Como Ana recebe o MDB

O presidente do MDB em Sant’Ana do Livramento, vereador Romário Paz, oficializou o apoio da sigla ao Governo Municipal. Há duas semanas, já haviamos adiantado esse movimento neste espaço.
De acordo com uma nota divulgada pelo partido, o MDB tem o entendimento que não é momento de divisão e que está à disposição para articular politicamente, junto a outros partidos, o fotalecimento da chapa de Ana Tarouco (PL) e Evandro Gutebier (Republicanos).
Com isso, nesta semana, conversamos com a prefeita e ela comentou que recebe o apoio do MDB com bastante satisfação e avalia como um passo de maturidade administrativa e política para todos da sociedade. De acordo com ela, a cidade evoluiu muito administrativamente nos últimos anos e que a gestão é focada na administração, antes da política partidária. Ao mesmo tempo, segundo ela, uma maturidade política, na medida em que os agentes políticos avaliam o cenário que está posto e diante disso colocam o interesse da sociedade, acima dos seus particulares.
Tarouco também frisou que vê a união como um movimento interessante e necessário da direita santanense, considerando todo o cenário político que estamos vivendo. A chefe do Executivo também acredita que a gestão merece continuidade, pois baseia-se na tese de que administração se faz com tempo, diferente da política. Ela reconhece a importância do MDB. “Um partido estabelecido há muito tempo, que de certa forma nesses meus primeiros anos de administração, foi um partido que desde o ínicio somou esforços em todas as propostas que a gente têm para a cidade”, comentou.

Passe Livre Estudantil

A Comissão de Educação aprovou nessa terça-feira (13), o projeto que cria normas gerais para a concessão do passe livre para estudantes em transporte público. O Projeto de Lei (PL) 1.706/2019 do senador Izalci Lucas (PSDB) recebeu relatório favorável da senadora Teresa Leitão (PT). O texto agora segue para votação terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos.
Para Teresa, o valor gasto em locomoção à instituição de ensino é um obstáculo para a permanência nos estudos de diversos estudantes.
“A medida proposta corrobora a concretização de políticas públicas de combate ao abandono e à evasão escolar, tendo importante contribuição em favor da permanência, sobretudo dos nossos estudantes mais jovens, nas escolas brasileiras” argumentou a relatora.
Pelo projeto, todos os estudantes matriculados em instituições regulares de ensino que comprovem a frequência escolar terão gratuidade no transporte rodoviário urbano para ir, exclusivamente, da sua residência ao local das aulas. O direito vale mesmo se o beneficiário precisar transpor o perímetro urbano ou se a sua residência estiver em área limítrofe com outro estado.
O custo será arcado pelas unidades federativas mediante subsídio integral da tarifa no Sistema Estadual, Municipal e Distrital de Transporte. Atualmente, não há lei que unifique as regras sobre o tema. Há alguns entes da federação que já oferecem o benefício.

Unipampa reconhecida

O vereador Aquiles Pires (PT) entregou, nessa sexta-feira (16), um Voto de Congratulações a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) após o educandário receber nota máxima no processo de recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC). A entrega ocorreu durante a realização da 3ª edição da atividade denominada “Movimento pela Educação”, promovida pela Assembleia Legislativa do RS, que ocorreu em Sant’Ana do Livramento. A homenagem foi entregue ao diretor do campus, professor Alexandre Xavier.
Os vereadores Leandro Ferreira (PT) e Maurício Galo Del Fabro (Progressistas) também acompanharam a entrega do Voto, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. Educação superior pública, gratuita e de qualidade, isso que a nossa Unipampa nos oferta”, escreveu o vereador.

Assistência Social é tema na capital

O Presidente do Legislativo Santanense, vereador Maurício Galo Del Fabro (Progressistas), em uma agenda solicitada pelo vereador Romário Paz (MDB), visitou o secretário de Assistência Social do Estado Beto Fantinel.
Acompanhado do vereador Thomaz Guilherme (PTB), o Presidente da Câmara pode fazer a entrega de algumas demandas do município e convidou o secretário do Estado a participar do evento da UVERGS na cidade.
Beto informou aos vereadores que Sant’Ana do Livramento estará recebendo cerca de 450 cestas básicas para o interior do município, destinadas pelo Programa Supera Estiagem, haja vista que o município encontra-se em situação de emergência, ocasião estabelecida quando Galo esteve como prefeito em exercício.
O secretário Fantinel destacou ao Presidente à cerca do Edital do Fundo Estadual da Pessoa Idosa que contemplará cerca de R$ 50 mil para os municípios que oferecerem projetos voltados a pesquisas científicas, capacitação e formação de pessoas idosas, apresentados por Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos