ter, 18 de junho de 2024

Variedades Digital | 15 e 16.06.24

Fomos conhecer a melhor pizza da Europa fora da Itália – feita por gaúcho

A Coluna foi até Barcelona conhecer a especialidade de um gaúcho que ganhou o mundo após tentar a vida fora do país

Entre as tantas histórias que a Coluna do Editor pôde contar nos últimos dez dias em aplateia.com.br e aqui no jornal impresso do fim de semana, uma se destaca: a do gaúcho de Rio Pardo, Rafael Panatieri, que cresceu fazendo o trajeto entre sua cidade natal e Sant’Ana do Livramento, quando o seu pai vinha à Fronteira da Paz. Atualmente, Rafael é sócio da pizzaria que ficou em primeiro lugar no ranking do renomado guia italiano 50 Top Pizza 2023 como a melhor pizzaria da Europa fora da Itália.
A Coluna esteve na Sartoria Panatieri, em Barcelona, na Espanha, para conhecer mais da história de Rafael e, descobrir o sabor que tem a melhor pizza do ano de 2023, de acordo com o guia italiano.
Rafael conta que saiu de sua casa em Rio Pardo, aos 22 anos. Após se formar no curso de cozinha no Senac, no Rio Grande do Sul, e buscar a sua cidadania italiana, ampliou os seus conhecimentos pela Europa, trabalhando em alguns dos melhores restaurantes do continente, até abrir, em 2018, a pizzaria artesanal com seu sócio, o espanhol Jorge Sastre.
Ao receber A Plateia, na noite de terça-feira (13), na sede número dois da pizzaria, Parnatiere serviu, entre os tantos sabores, a pizza premiada: ela leva molho de tomates cereja assados, mozzarella e molho holandês de manjericão.
Para Rafael, é o reconhecimento do esforço de uma jornada. “É um reconhecimento, mas não tiramos os pés do chão. Seguimos fazendo o mesmo que fazíamos desde a abertura”, destacou ele afirmando que o compromisso continua o mesmo.

CMPC confirma investimento no RS, mesmo após enchentes

A multinacional chilena CMPC confirmou que o investimento no Estado, anunciado durante a assinatura do protocolo de intenções com o governo estadual no final de abril, terá seguimento, mesmo após os eventos climáticos que atingiram o RS. A confirmação dos R$25 bilhões, que terão como destinação a instalação de uma nova planta industrial de produção de celulose em Barra do