Nesta semana, a presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Vanderleia Maia, e o conselheiro José Jorge Torres participaram do programa “Boa Tarde Cidade”, da Rádio RCC FM, onde afirmaram que o órgão não está travando o prosseguimento do asfaltamento da avenida Tamandaré. A declaração se deu após a prefeita Ana Tarouco (PL) afirmar que era necessário a deliberação do Conselho para que a Prefeitura efetuasse a retirada das árvores de Guapuruvus que estão nos canteiros da via. De acordo com a presidente, já foi analisado o mérito no Conselho e já foi deliberado em fevereiro deste ano em uma reunião extraordinária. “Não há nada travando o processo dentro do Conselho de Meio Ambiente do município”, afirmou.
Vanderleia explicou que após a reunião, em fevereiro, foi enviado um ofício para a Secretaria Municipal de Planejamento com o orçamento e a pesquisa com a Universidade do Paraná feita acerca do tema.
A árvore seria um problema naquele local, considerando que, entre as suas características, estão o crescimento rápido, podendo atingir 30 metros de altura. Outra característica é ser uma árvore de duração conhecida. Segundo Jorge, os guapuruvus presentes na Tamandaré possuem cerca de 45 anos. Especialistas afirmam que a morte da árvore ocorre após cerca de 40 a 50 anos, isso preocupa a administração, pois sua madeira é considerada fraca, o que ocasiona a queda de galhos com frequência.


Nova agenda de bailes para a Campereada Internacional
Shows movimentam a 40ª edição entre os dias 8 e 11 de maio