seg, 20 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.01.25

Potencial do Campo Nativo é destaque em visita técnica na Cabanha São Bento

Alunos e professores do curso de Agronomia da UERGS – Campus Livramento - realizaram Dia de Campo em propriedade na região do Sarandi

A Estação São Bento, em sua 6ª geração nos campos do Sarandi, trabalha com ciclo completo na pecuária, focada na produção de genética de qualidade visando o mercado nacional de gado de corte. Há mais de 35 anos, a propriedade é administrada pelo produtor rural Otto Alves de Alves e sua família, com o foco no melhoramento genético da raça Braford produzida com base em campo nativo e que vem conquistando inúmeros prêmios em exposições da raça.
A propriedade, ao longo de sua história, se tornou um verdadeiro laboratório a céu aberto de diversas instituições de ensino dos cursos agropecuários que realizam visitas para conhecer a sua produção à base de campo nativo. Na quinta-feira (25) de maio, a reportagem do Jornal A Plateia esteve na propriedade acompanhando um Dia de Campo promovido pelos professores e alunos do Curso de Agronomia da UERGS – Campus Livramento. Durante a vista, o grupo pôde conhecer o sistema utilizado na propriedade, que se baseia nos recursos naturais nas pastagens para produzir reprodutores, como explica Otto.
“O grande diferencial do nosso trabalho é aproveitar aquilo que a natureza nos proporcionou, sem mexer muito no meio ambiente. O segredo é simples: utilizar a terra, chuva e umidade para transformar o pasto em carne. Recebi esta propriedade há 35 anos, e desde então busco preservar os recursos naturais. Quando recebi essa propriedade, nós tínhamos duas raças aqui: o gado Hereford e o Nelore, foi quando começamos a fazer alguns cruzamentos dos graus de sangue que nós desejávamos. E hoje, mais de 30 anos depois de melhoramento genético, chegamos a um biótipo de animal, que no nosso entendimento, é ideal para quem faz pecuária extensiva de campo nativo. Produzimos um animal de tamanho intermediário, com uma boa estrutura, bastante costela e com resistência ao carrapato”, destaca o pecuarista.
Para o professor Leonardo Menezes, esta foi uma oportunidade muito importante dos alunos para as disciplinas de melhoramento genético animal, produção e manejo de animais, nutrição animal, conhecerem na prática o sistema de produção. “Saímos daqui satisfeitos com o que nós vimos e ouvimos nesse Dia de Campo, quando os alunos puderam conhecer o manejo da propriedade com as pastagens e com o gado nessa integração bioma pampa/pecuária”, disse.
Formada pela UERGS em 2019, e atualmente fazendo doutorado na Universidade Federal de Santa Maria, a professora Dinah Pereira Abbott Rodrigues, destaca que o manejo da Estância e Cabanha São Bento é um modelo a ser seguido. ”Volto realizada porque o sistema aqui da propriedade é um sistema desejável por muitos e a gente não vê por aí. Não é em qualquer lugar que a gente encontra um sistema assim, com manejo de dedicação para com o pasto nativo e com os animais. Onde temos um sistema economicamente viável e sustentável que hoje é o foco de qualquer produção de pecuária”
Segundo a professora Dinah Rodrigues, o fator principal para uma pecuária mais assertiva é o ajuste de lotação. Essa é a base, saber a oferta do pasto que está disponível e adequar exatamente ao que se produz. “Ver essa oferta de pasto com uma taxa de lotação adequada com a capacidade de suporte é de encher os olhos. O que mais me chamou a atenção foi a questão de descanso para as plantas recuperarem as suas reservas energéticas. Isso é algo que raramente acontece. Realmente esse é um modelo de sucesso na questão melhoramento de campo nativo”, encerrou.

Serasa lança Calculadora de IPVA e Guia para facilitar pagamento em 2025

⦁ Nova ferramenta permite simular valor a ser pago de acordo com o Estado, ano de fabricação e valor do veículo. ⦁ Guia esclarece as principais dúvidas, como calendário de vencimento, percentuais de descontos e qual a melhor forma de efetuar o pagamento. ⦁ Especialistas trazem dicas para evitar que imposto atrapalhe o planejamento financeiro dos motoristas. ⦁ Em parceria