A semana foi de muito trabalho para um grupo de 370 pessoas na 2ª Conferência Estadual do Turismo (Confetur) que aconteceu no Recanto Maestro, em Restinga Seca. O encontro reuniu representantes públicos e privados para traçar diretrizes para os próximos anos do setor turístico e iniciar a formatação da nova versão do Plano Diretor de Turismo, documento que será norteador dos investimentos do Rio Grande do Sul pelos próximos anos.
O evento contou com a participação do vice-governador do Estado, Gabriel Souza (MDB), que destacou que o governo vem fazendo investimentos no setor através do programa Avançar no Turismo, com a disponibilidade de R$ 196,9 milhões para obras em destinos espalhados pelo RS.
“Além dos aportes para a infraestrutura turística, as ações pela priorização da educação pública, a atenção especial à Primeira Infância e a qualificação da mão de obra certamente contribuirão com o turismo gaúcho”, destacou o vice-governador, durante a apresentação que fez no segundo dia da Conferência.
Ao Jornal A Plateia o vice-governador destacou a importância de Livramento para o setor. “É um dos maiores polos do turismo de compras do Brasil, então saibam que nós estamos muito comprometidos com essa pauta do turismo e vamos fazer muitos investimentos nesse governo que se inicia”, frisou.
Vilson Covatti, secretário estadual de Turismo explicou que os planos do governo estadual para o futuro do turismo gaúcho são ambiciosos e têm relação com o aumento da importância dentro da economia interna. “O Rio Grande do Sul vive um momento de virada de chave no segmento e nossa gestão tem a meta de dobrar o PIB do turismo de 4% para 8%”, afirmou.
Para o secretário, ao investir nos produtos e destinos do Estado, o governo também está melhorando a qualidade de vida da população que vive nos diferentes destinos turísticos que o Rio Grande do Sul tem em todas as regiões. “Investir em turismo é investir em segurança pública, em educação (ao capacitarmos nossa mão de obra), em saúde, na preservação do meio ambiente e da cultura”, explicou Covatti.
Quem também participou do encontro foi o
empresário Roberto Argenta, proprietário do Recanto Maestro e presidente da Calçados Beira Rio S/A. Em entrevista exclusiva à A Plateia, ele destacou a importância da discussão que aconteceu no hotel. “É importante para o Recanto Maestro e para o Estado do Rio Grande do Sul. Eu coloquei (ao secretário) que nós temos que buscar muito mais voos de São Paulo para cá para atrair turistas para o nosso Estado. Tenho certeza que nós teremos bons resultados”, frisou.