Após 10 anos sem realizar concurso para professores da rede estadual, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul divulgou, na última terça-feira (14), o edital que prevê a contratação de 1.500 novos educadores que farão parte do quadro de docentes da rede pública do RS, que compreende a Educação Básica, Profissional e Indígena.
As inscrições iniciaram nesta quarta (15) e seguirão até o dia 17 de abril. O edital está disponível no site do Instituto Aocp, banca escolhida para realizar o certame. As vagas serão distribuídas em mais de 30 CRE (Coordenadorias Regionais de Educação).
Segundo o documento, a data provável de aplicação da prova objetiva é 25 de junho. Ela ocorrerá simultaneamente em 10 municípios do estado, sendo Sant’Ana do Livramento um dos locais de realização.
Pela primeira vez, o concurso reservará vagas para pessoas com deficiência, transgêneros, negros e indígenas, seguindo as exigências do Decreto Estadual 56.229/2021, que dispõe sobre as Ações Afirmativas em seleções públicas. As inscrições deverão ser feitas no site do Instituto Aocp.