Na próxima segunda-feira (27), a artista santanense Bárbara Larruscain dará início a uma série de exposições do projeto “Marco-Fadas: território imaginado”, no Parque Internacional, às 10h30.
De acordo com Bárbara, os trabalhos trazem uma proposta artística interativa, que se propõe a tratar da linha imaginária e dos marcos da fronteira de modo lúdico. “E se pudéssemos mover os marcos de fronteira? Para nós moradores da fronteira, os marcos, assim como as almofadas, são elementos que compõem a paisagem, objetos presentes em nosso cotidiano. Os Marco-fadas, se caracterizam pela chamada pesquisa geopoética, que vincula estudos da geografia à arte, são objetos que carregam em si a ideia da composição de nosso território, e ficarão à disposição para interação do público, em exposições itinerantes pela cidade”, destacou a artista que é pesquisadora e mestranda em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, e para este projeto produziu dez grandes almofadas em formato de marcos de fronteira.
As exposições seguirão o cronograma abaixo:
1. Parque Internacional
Dia 27 de fevereiro
de 2023, às 10h30
Endereço: Hugolino Andrade, Centro.
Após o ato da troca das bandeiras de Brasil e Uruguay, em homenagem aos 80 anos de fundação do Parque Internacional.
2. Hall da Casa de Cultura Ivo Caggianni
Dia 27 de fevereiro
de 2023, às 14h
Endereço: Duque de Caxias, 1783, Centro.
Exposição aberta de
27/02 a 03/03/2023
para visitação, mediação e interação do público.
3. Galeria Braguay
Do dia 07 de março a 15 de março de 2023
Endereço: Rua dos Andradas, 582, Centro.
4. Lago Batuva
Dia 17 de março de
2023, das 17h às 19h.
Endereço: Rua Viterbo Trevisan, Planalto.
5. Colégio Santa Teresa de Jesus*
6. Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA*
* Exposição e mediação educativa (Oficina Geopoética) direcionada aos estudantes das instituições. Ambos agendamentos com datas a confirmar.