Na manhã desta quinta-feira (23), a Brigada Militar em parceira com o Coordenadoria Regional de Educação, lançou na Escola Estadual de Ensino Fundamental Moyses Vianna o retorno do Proerd nos educandários de Sant’Ana do Livramento.
O comandante do 2º RP Mon da Brigada Militar, major Anibal Silveira, esteve presente e aproveitou o momento para também realizar o lançamento da ‘Operação volta às Aulas’.
“Temos aqui dois objetivos, realizarmos aqui o lançamento da ‘Operação Volta às Aulas’ com a presença das equipes ostensivas que irão realizar o policiamento ostensivo, bem como a aproximação com as escolas na prevenção de ocorrências e exercitando a prevenção de ocorrências. E também o trabalho do Proerd, que é um trabalho de prevenção em conjunto com a BM, escola e família, conseguirmos minimizar as ocorrências e que a comunidade escolar tenha tranquilidade para educar e exercer suas atividades”, destacou o comandante.
A diretora da escola, Carla Civeira, ressaltou a importância da presença da BM na escola, através do Programa.
“Nos sentimos honrados deste lançamento do Proerd aqui na nossa escola. O Proerd é muito importante, tendo em vista que o que é trabalhado é muito mais do que resistência à violência e as drogas. Nós chamamos esses temas de temas transversais, que são os assuntos que permeiam a sala de aula. O Proerd é um programa para a vida. Quantos ex-alunos o pessoal da Brigada atende, acolhe e reconhece. Ficamos muito felizes por vocês estarem aqui”, disse a diretora.
Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), é originário do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), foi criado com o intuito de quebrar o ciclo de abuso de drogas relacionado, cada vez mais, com condutas criminosas e prisões.
Estudantes do quinto ano do ensino fundamental das redes pública e particular são os alvos do programa, que tem como lema Manter Nossas Crianças Longe das Drogas. O Proerd promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.