Entrou no caixa da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento o recurso de R$ 730 mil, realizado pela Prefeitura e aprovado pela Câmara Municipal na última quarta-feira (15). De acordo com a direção do hospital, os médicos já receberam 90% dos seus salários. Ainda conforme apurado pelo Jornal A Plateia, os pagamentos se iniciaram ainda nessa sexta-feira (17).
A direção da Santa Casa esclareceu à Reportagem que, ainda não foi pago 100% dos salários devido nem todos os profissionais emitirem as Notas Fiscais, assim que informados via e-mail, do pagamento. “Provavelmente, devido a condição de pré-feriado”, atribuiu a direção.
O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) divulgou, no último dia 09, uma nota oficial onde anunciou a paralisação da realização das cirurgias de urgência e emergência na Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento.
A decisão foi tomada pois, segundo a categoria, o salário correspondente a primeira parcela do mês de dezembro de 2020 não foi pago em sua totalidade no prazo estabelecido no acordo firmado em outubro de 2022 com a Prefeitura Municipal. Além disso, a categoria reivindicava o pagamento do salário de dezembro de 2022, que também estaria pendente.
Menos de 24 horas após o ínicio da paralisação, a juíza Carla Barros Siqueira Palhares determinou, o retorno imediato dos médicos à Santa Casa de Misericórdia.