ter, 21 de maio de 2024

Variedades Digital | 18 e 19.05.24

Sob comando de santanense, dupla brasileira é campeã do Australian Open de Tênis

Luiz Peniza é técnico de Luisa Stefani e Rafael Matos, que conquistaram o título inédito para o Tênis brasileiro nessa quinta-feira (26)
Luiz Peniza iniciou sua trajetória no Tênis no Clube Campestre de Livramento (Foto: Redes Sociais)

Comandados pelo técnico santanense, Luiz Peniza, a dupla brasileira Luisa Stefani e Rafael Matos conquistou, nessa quinta-feira (26) o título do Australian Open de Tênis na categoria duplas
mistas, na final disputada em Melbourne, na Austrália. Luiz Peniza é natural de Sant’Ana do Livramento e iniciou sua carreira atuando pelo Clube Campestre da cidade. Após se formar em Educação Física, Peniza passou a se dedicar profissionalmente ao Tênis atuando como técnico. Passou pelo Instituto Gaúcho de Tênis (IGT) e é membro da equipe da ADK TENNIS, de Itajaí/SC, onde se dedica à formação de atletas. Ele integra ainda a equipe da Seleção Brasileira de Tênis, além de ser técnico da, agora, primeira dupla totalmente brasileira a vencer um torneio de Grand Slam, colocando seus nomes na história do esporte no Brasil.

Luisa Stefani e Rafael Matos no Australian Open. Foto: REUTERS/Jaime Joy

MARCA HISTÓRICA

Stefani e Matos fizeram história ao vencer a experiente dupla indiana Sania Mirza e Rohan Bopanna, por 2 sets a 0, parciais 7/6 (2) e 6/2. O Australian Open é o primeiro de quatro torneios do circuito de Grand Slam, que reúne a elite do Tênis mundial. Luisa, em especial, tem um motivo a mais para comemorar: a paulista de 25 anos e medalhista olímpica nas Olimpíadas de Tokio 2020 é a primeira brasileira, depois de Maria Esther Bueno, a vencer um torneio da elite mundial do Tênis, quebrando um jejum de 55 anos na modalidade feminina.