qua, 15 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

Prefeita vai à PF para oitiva sobre ofensas de Enrique Civeira

Ana Tarouco chegou às 10h na delegacia para depoimento sobre ofensas de vereador
A prefeita chegou à PF, às 10h, desta segunda-feira - Foto: Marcelo Pinto/AP

A prefeita Ana Tarouco (PL) chegou por volta das 10h, desta segunda-feira (09), à sede da Polícia Federal em Sant’Ana do Livramento para prestar depoimento no caso em que o vereador Enrique Civeira (PDT) comparou o cérebro da mandatária e da secretária de Educação ao de um caroço de azeitona.

O fato aconteceu no ano passado, na véspera do dia Internacional da Mulher, durante a manifestação do parlamentar na tribuna da Câmara. Civeira criticava a proposta do Executivo para encaminhar um financiamento junto ao Banrisul, que, segundo ele, seria improcedente. “Só a secretária e a prefeita de Sant’Ana do Livramento para ter um pensamento destes. Eu comparo o cérebro dessas senhoras a um caroço de azeitona”, declarou complementando: “não pode ser muito maior do que isso”.

O caso teve repercussão nacional e tomou a atenção das procuradoras Raquel Nascimento e Nathália de Souza, do Ministério Público Federal, que fazem parte do Grupo de Trabalho (GT) Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero do Ministério Público Eleitoral. O caso foi para análise do procurador regional Eleitoral com a sugestão que fossem tomadas as providências cabíveis na esfera criminal.

Agora, com as oitivas, a Polícia Federal deverá elucidar os fatos. Segundo o Grupo de Trabalho, as condutas podem caracterizar, em tese, o crime previsto no artigo 326-B do Código Eleitoral. O dispositivo tipifica como crime eleitoral as práticas de assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato, prevendo ao agressor pena que pode variar de um a 4 anos de prisão.

Oposição lança pacote de ações para investigar novo escândalo bilionário nos Correios

  A Oposição na Câmara dos Deputados reagiu à articulação do governo Lula para viabilizar um empréstimo de R$ 20 bilhões destinado a cobrir o rombo financeiro dos Correios. A operação, que contará com garantia do Tesouro Nacional, foi classificada pelos parlamentares como um “resgate irregular” de uma estatal que apresentava lucros até 2022 e mergulhou em sucessivos déficits após

En marcha “RoboPampa” 2025 en Rivera

En la jornada de este miércoles 15 de octubre se llevó a cabo la apertura de la “RoboPampa”. Dicha actividad se lleva a cabo en el marco de Robopampa 2025 dónde de llevaron adelante más de 20 talleres de robótica e inteligencia artificial dirigidos a estudiantes de ciclo básico, bachillerato y docentes en diferentes puntos del país, incluyendo actividades previas