sáb, 26 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Galo Del Fabro é eleito presidente da Câmara de Vereadores

Progressista teve 12 dos 16 votos. Um parlamentar faltou na votação
Presidente eleito Galo del Fabro com o atual presidente Aquiles Pires (Foto: Yuri CardosoAP)
Vereadores Leandro Ferreira, Romário Paz, Galo del Fabro e Enrique Civeira (Foto: Yuri Cardoso/AP)

Nesta semana, o vereador Maurício Galo Del Fabro (Progressistas) foi eleito como presidente da Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento para o exercício do ano de 2023. Ele obteve 12 dos 16 votos. Junto de Galo, foram eleitos para compor a mesa diretora do Poder Legislativo Municipal os vereadores: Romário Paz (MDB) como vice-presidente; Enrique Civeira (PDT) como 1º secretário e o vereador Leandro Ferreira (PT) como 2º secretário.
Por outro lado, a outra chapa composta pelo vereador Felipe Torres (União) para presidente; pelo vereador Elso Alvienes (PSC) como vice-presidente; Duda Amaral (Progressista) como 1º secretário e Jovani Romarinho (Republicanos) como 2º secretário, obteve quatro votos.

PRESIDENTE PELA SEGUNDA VEZ

Em uma entrevista coletiva logo após a eleição, Galo disse se sentir honrado em poder assumir a presidência pela segunda vez. “Eu tive a oportunidade em 2019 de administrar a Casa da comunidade, do povo santanense […] é uma grande responsabilidade”, comentou.
Quanto ao relacionamento com o Poder Executivo em 2023, Del Fabro declarou: “Eu acredito muito nesta administração, que faz um trabalho exemplar […] Eu quero que Livramento melhore e vá para frente”, enfatizou.

O VEREADOR AUSENTE

Embora a Câmara Municipal conte com 17 vereadores, apenas 16 estiveram presentes na sessão da última quarta-feira (21), dia em que a nova mesa foi eleita. O vereador do PSB, Rafael Castro, não compareceu à votação.
Procurada, a assessoria do vereador Rafael disse que ele não pôde participar pelo fato de ter marcado uma viagem para visitar a família no Pará, e que a compra das passagens teria sido feita com grande antecedência. “Como foi a esposa do vereador que as adquiriu, não se observou a data, que não daria tempo de participar da sessão e viajar até Porto Alegre para pegar o voo com objetivo de visitar a família. Importante destacar que ele não vai a sua cidade há mais de três anos”, escreveu a assessoria.
A nota enviada também relata que ao perceber que não se faria presente no dia da votação, Rafael conversou com os colegas da Casa, explicou a situação e todos foram compreensivos e entenderam. “Ademais, por conta da votação da mesa se tratar de um combinado anterior entre os integrantes do grupo, era sabido que sua ausência não prejudicaria a eleição do Vereador Galo como Presidente, o qual tem o seu apoio e teria o seu voto, se estivesse presente”, complementou.

Punição exemplar para dar um basta à violência contra as mulheres

Por Patrícia Alba Se a punição severa é a única maneira de frear os crimes contra as mulheres, quando se trata de uma autoridade, como o primeiro mandatário de uma grande cidade como Viamão, a sociedade saúda e aplaude a decisão da Justiça. O prefeito Rafael Bortoletti foi condenado pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da

Nota à Imprensa — Prisão Fernando Collor

A prisão do ex-presidente Fernando Collor, determinada pelo Supremo Tribunal Federal, representa uma decisão correta e justa no âmbito do devido processo legal e da punição de agentes públicos envolvidos em corrupção. Trata-se de um desfecho que respeitou todos os trâmites jurídicos e garantias constitucionais: foram observados os prazos processuais, assegurado o pleno direito de defesa e seguidas as etapas