ter, 21 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

“Se ela quer o bem dos pacientes, eu sou um parceiro”, afirma Freitas sobre a prefeita

Médico, fundador da Cardio Nefroclínica, quebra o silêncio após 12 dias do serviço ser requisitado pela Prefeitura
O médico João Freitas participou do programa Conversa de Fim de Tarde, acompanhado do advogado Angelo Chiattone (Foto: Samuel Arruda/AP)

O médico João José Freitas, fundador da Cardio Nefroclínica, quebrou o silêncio de 12 dias e falou sobre a requisição de sua empresa, bens, profissionais e serviços pela Prefeitura de Sant’Ana do Livramento, ocorrido em 03 de dezembro. Durante uma longa conversa, Freitas explicou que é “perfeitamente compreensível” o fato dele estar impedido de entrar no serviço de hemodiálise que ele inaugurou, tendo em vista que vem anunciando o fim da prestação do serviço desde o ano passado, mas que “a Santa Casa não assumiu”.
“É perfeitamente compreensível, mas eu não sou inimigo da prefeita. Se ela quer o bem dos pacientes, pelo contrário, eu sou parceiro”, afirmou ele destacando que acredita ser um período, apenas. “Acho que vai passar, espero que o mais rápido possível”, explicou sobre o fato de não poder atender os seus pacientes que estão em diálise na clínica.
O médico disse que a comunidade pode ter a absoluta certeza de que a equipe está completamente à disposição. “Nós temos uma equipe de alta performance trabalhando com ansiedade. Temos os nossos pacientes que, nestes onze dias, passaram por uma tensão muito grande, sem nenhuma consequência maior, a não ser as menores que é a ansiedade que todos nós vivemos e que, à medida que o tempo vai passando, ela vai diminuindo”, complementou.
Freitas resgatou o anúncio da Cardio Nefroclínica, realizada em julho de 2021, quando anunciou que não teria mais o interesse em continuar com o contrato de hemodiálise SUS, em Livramento, por estar trabalhando no “vermelho” há alguns meses. “Há muitos meses nós vínhamos discutindo com a atual administração e com a administração anterior para que nós conseguíssemos nos manter no mercado, então precisamos tomar uma atitude”, disse. O médico destacou que reduziu o pessoal e, consequentemente, a capacidade para dialisar. “Nós não reduzimos a área física, nem máquinas, mas, sim, o pessoal. Nós fizemos isso porque o Município informou, através da rádio, que o empresário tinha que fazer a sua parte”, afirmou.
Para o médico, a partir deste momento, começaram os relatos de pacientes que estavam hospitalizados, precisando de diálise, mas que não podiam ser transferidos para a Cardio Nefroclínica porque não havia vaga. “Os pacientes começaram a se acumular no hospital, ocupando leito da UTI, quem começou a ter o problema aí não foi mais o Dr. Freitas e a Cardio Nefroclínica, mas sim a Santa Casa. Demorou um ano e meio para a administração municipal tomar uma atitude, meio atabalhoada e agressiva, mas tomou. Trouxe mais gente e com o pessoal reforçado, resolveu o problema”, afirmou ele.

ATENDIMENTO SATISFATÓRIO

Apesar das críticas apresentadas durante a entrevista, o médico João José Freitas afirmou que vem recebendo informações de seus pacientes. “Os informes que eu tenho recebido dos nossos pacientes é que a coisa está evoluindo de maneira satisfatória”, disse ele se colocando à disposição.

Resumo de terça-feira, dia 21/10/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   CORREIO BRAZILIENSE – Novo ministro de Lula, Boulos foca no social   GLOBO – Petrobras recebe aval para explorar na Bacia Amazônica   FOLHA DE S.PAULO – Petrobras recebe licença para perfuração de poço na bacia da Foz do Amazonas   O ESTADO DE S.PAULO – Petrobras obtém aval do Ibama

Acidente com motocicleta deixa homem ferido

Na noite desta segunda-feira(20), nas proximidades do Bairro Armour, um motociclista, que vinha na direção bairro-centro, acabou caindo sobre a via. Fato ocorreu na avenida Francisco Reverbel de Araújo Góes, em Sant’Ana do Livramento. Segundo a Brigada Militar, a correia da motocicleta soltou-se, vindo a travar as rodas do veículo. O homem, que vinha fazendo a curva, teve seu trajeto

Parque José Batlle y Ordóñez: el nuevo espacio público consolida la transformación urbana y el desarrollo sustentable en Rivera

Se llevó a cabo en Rivera la inauguración del Parque Lineal “José Batlle y Ordóñez”, un nuevo espacio público que se suma al proceso de transformación urbana que vive el departamento. La obra, impulsada por la Intendencia de Rivera con el apoyo de la Oficina de Planeamiento y Presupuesto (OPP), significó una inversión de un millón de dólares, en el