seg, 23 de junho de 2025

Variedades Digital | 21 e 22.06.25

Reunião binacional de Livramento e Rivera reúne autoridades brasileiras e uruguaias

Foram debatidas demandas que envolvem políticas binacionais na Fronteira
(Foto: Divulgação/Ascom)

Foi realizada, nessa semana, a reunião do Comitê de Fronteira Sant’Ana do Livramento – Rivera. O evento contou com a participação de diversas autoridades e representantes da sociedade civil que se reuniram no Hotel Rivera Casino & Resort para debater aspectos relativos a políticas de integração binacional na zona de fronteira.
Ao longo de mais de 10 horas de reuniões, os participantes foram divididos em subcomitês com áreas específicas de discussão, como Arranjos Produtivos Locais, Educação, Políticas Sociais, Segurança e Saúde Pública. Dentro dos grupos de trabalho, foram apresentados dados sobre programas desenvolvidos pelos dois países nas áreas de fronteira. Para atender às especificidades das cidades gêmeas, foram debatidas propostas de políticas públicas que visem atender a população de forma unificada, tendo a integração como mote das propostas de desenvolvimento binacional.

TRATAMENTO DE RESÍDUOS E HOSPITAL BINACIONAL FORAM TEMAS DE DEBATE

Algumas das propostas expostas por representantes do Poder Legislativo santanense foram objetos de destaque no evento. No subcomitê de Meio Ambiente, o representante do legislativo, vereador Rafael Castro (PSB), apresentou propostas relativas ao tratamento de resíduos, defendendo a criação de um estudo de viabilidade que vise a criação de um convênio entre Livramento e Rivera para que os resíduos produzidos no lado brasileiro possam ser tratados na cidade vizinha. Hoje, Rivera conta com o serviço em seu território, ao passo que Livramento terceiriza o serviço, enviando o lixo coletado no município a um aterro localizado na cidade de Quaraí.
Outro tema apresentado foi a proposta de criação de um Hospital Público Binacional. O presidente da Câmara dos Vereadores, Aquiles Pires (PT), participou do subcomitê de Saúde e trouxe a proposição, tema que vem sendo objeto de estudo em ambos os países. Segundo Aquiles, a ideia é “encurtar” o espaço entre as duas cidades no campo das políticas públicas por meio de ajustes burocráticos. “Nós, como cidades gêmeas, utilizamos o mesmo espaço. Dentro das políticas públicas de saúde, com destaque para a proposta de criação de um hospital binacional, é essencial que dialoguemos com autoridades dos governos tanto do Brasil quanto do Uruguai. A presença destes técnicos na elaboração de um projeto inovador como esse é essencial para sua viabilização”, comentou o vereador.
Ao fim da reunião, foi elaborada uma ata com todas as demandas e propostas discutidas nos subcomitês. Com a assinatura de representações diplomáticas do Brasil e do Uruguai, ele deverá ser encaminhado aos gabinetes presidenciais de ambos países.

Ah ! Sou Cidadão Matense, desde 12 de junho de 2025

Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social Agradeço à Comunidade de Mata, Cidade da Pedra que foi Madeira, o Título de Cidadão Matense entregue em 12 de junho de 2025, em reconhecimento às minhas contribuições acadêmicas e profissionais desde 1983. Apresento a seguir o texto oficial de apresentação que foi lido na Cerimônia: “Senhoras e senhores: Neste

Nidgie da Silva conquista 7º lugar geral na Maratona Internacional do Rio e 5º entre os brasileiros

O atleta Nidgie da Silva brilhou mais uma vez no cenário nacional de corridas de rua. Hoje, ele conquistou a 7ª colocação geral na Maratona Internacional do Rio de Janeiro, considerado o maior evento de corrida da América Latina, reunindo milhares de corredores de diversos países. Além do Top 10 geral, Nidgie foi também o 5º melhor brasileiro na prova

Segundo Sorteio dos Amigos da Sorte: Uma Manhã de Emoção e Alegria!

Neste sábado, 21 de junho, a manhã foi marcada por uma grande emoção na frente da loja Augusto, localizada na esquina da Rivadávia Correia com Vasco Alves. O segundo sorteio dos Amigos da Sorte foi realizado com grande sucesso, reunindo varias pessoas ansiosas para saber se seriam os próximos premiados. A União das Empresas Augusto, Feluma, Espigão e Righi, que