qua, 30 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Como é feito o monitoramento da tornozeleira eletrônica no município

Instituto Penal de Livramento atende 11 municípios na Fronteira Oeste
Na sala de monitoramento, o Delegado Glauber Fernandes, titular da 6º DPR; Jean Carlos Russi Yebel - coordenador Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 6ª região; o chefe de Segurança, Wilson Gonçalves de Oliveira e a Agente Penal Ana Potira

Localizado junto à Delegacia Penal da 6ª Região, com sede em Sant’Ana do Livramento, está o Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico, responsável pela coordenação e vigilância de todas as pessoas que usam tornozeleiras eletrônicas. As tornozeleiras utilizadas em 11 municípios da Fronteira Oeste são coordenadas pelo Instituto, tendo o agente Jean Carlos Russi Yebel e o chefe de Segurança, Wilson Gonçalves de Oliveira, sob a chefia do delegado Glauber Fernandes, titular da 6º DPR.
Atualmente, nestes 11 municípios, 450 pessoas utilizam o equipamento, sendo que em Livramento dos 33 monitorados, 29 são homens e 4 são mulheres. O monitoramento é feito em tempo real, 24 horas por dia, quando os agentes acompanham as atividades e qualquer tipo de violação, tanto no equipamento, quanto no itinerário, pode ser comprovado. Conforme o chefe de segurança do setor, o sistema foi implantado em julho deste ano. “Tem horário para tudo. Se a pessoa descumprir, em minutos ele já vai gerar uma ocorrência”, disse.
No caso dos presos não condenados, eles estão sob uma medida cautelar que corresponde a uma liberdade com monitoramento. Há restrição de locomoção, ou recolhimento noturno, que se houver alguma violação, é feito um relato e repassado ao judiciário.
Conforme o coordenador do setor de monitoramento, além da sala registrar em tempo real a localização do monitorado, o sistema também gera um histórico da circulação. “Se um monitorado violar a tornozeleira e acontecer um crime em uma determinada região, a polícia pode comprovar que ele esteve no local e na hora do fato, dado o histórico registrado no equipamento”, explicou.
A tornozeleira eletrônica segue um modelo suíço, é segura, resistente e à prova d’água. O equipamento funciona com uma bateria interna que deve ser carregada duas vezes ao dia. O não carregamento do equipamento é falta grave. As inspeções são feitas regularmente, de forma frequente, na Penitenciária. “Ela tem sensor nas travas e um sensor infravermelho, então ao menor esforço, ela emite esse alerta para nós. Aqui da sala, nós conseguimos fazer o contato com o usuário. Às vezes, até uma pequena batida já gera essa ocorrência e nós estamos sempre ligados”, relata Jean Carlos.
Segundo o delegado Glauber Fernandes, até o momento, o desempenho do equipamento tem colaborado com o trabalho policial. “A tornozeleira eletrônica é um excelente meio de ressocialização, pois possibilita a volta ao convívio, e também uma forma de aplicação de penalidade para pessoas que tenham cometido delitos leves”.

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já