qua, 9 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Santanense vai expor pinturas de arte no museu do Louvre em Paris

Autodidata, Gaby Munhos está buscando parceiros e doações para comprar passagem
Gaby Munhos deve apresentar suas artes em Paris

Um trabalho iniciado por conta da pandemia, em 2020, trouxe um resultado inimaginável para a artista plástica santanense Gaby Munhos, de 37 anos: foi convidada para expor sua arte no museu do Louvre, em Paris. O convite, recebido no final de agosto, é para se apresentar de 21 a 23 de outubro deste ano.
Gaby conta que começou a pintar em 2020, logo após o falecimento de sua avó. “Eu entrei em uma depressão, por estar vivendo um luto em meio à pandemia, estando sozinha, sem conseguir visitar ninguém”, conta, afirmando que se curou através da arte. Até agora, Gaby já produziu 30 telas em acrílico. Suas pinturas buscam retratar a essência da mulher na busca pela ancestralidade.
Logo depois que começou a pintar, em fevereiro de 2020, uma curadora de Portugal encontrou suas pinturas pelas redes sociais e a convidou para que participasse de uma exposição virtual na Europa. “Em agosto, a mesma curadora me enviou a Carta Convite para participar da Art Louvre, em outubro”, disse com entusiasmo.
Estudante de psicanálise clínica, Gaby faz artesanatos e artes manuais desde os 13 anos. Agora, com a oportunidade em Paris, a santanense tem grande expectativas. “Vai trazer muita visibilidade para o meu trabalho, pois além de participar da Exposição no Louvre terei contato com galeristas do mundo todo e tenho certeza que isso abrirá portas não só para mim, mas também para outros artistas da nossa região”, afirmou.
Para ir até Paris, Gaby fez um orçamento e precisa arrecadar R$ 18 mil. Através de uma “vaquinha” online, está buscando apoiadores e patrocinadores. Quem quiser ajudá-la, pode acessar suas redes sociais, @gabymunhos.art, no Instagram e Gaby Munhos, no Facebook.

Sidônio não aparece na Câmara e foge de explicações sobre campanha digital de ataques ao Congresso

  O líder da Oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), cobrou nesta quarta-feira (9) explicações do ministro Sidônio Palmeira, chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, sobre o uso político e ideológico da SECOM para atacar adversários e alimentar a polarização nas redes sociais com verba pública. Sidônio era esperado na Câmara, mas não

Espetáculo “Alma Única” chega à fronteira

Em circulação há oito anos no Rio Grande do Sul, o espetáculo “Alma Única”, já visto em mais de 20 municípios, chega a Sant’Ana do Livramento e Rivera no dia 12 de julho (sábado). O público assistirá a uma fusão de música instrumental, dança e canto, que promete surpreender ao ir da música europeia à música brasileira e latina com