seg, 23 de junho de 2025

Variedades Digital | 21 e 22.06.25

Colunista de A Plateia lança livro neste sábado em Porto Alegre

“Buenas! Ponderações sociais e literárias em tempos pandêmicos”

O articulista do jornal A Plateia Alessandro Castro autografa neste sábado (15), às 16h, no Mezanino da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, o livro “Buenas! – ponderações sociais e literárias”, seu segundo livro. A obra, editada pela editora Lisbon Press, reúne uma seleção de histórias que trazem uma amostra do que foram os tempos de pandemia ao longo dos anos de 2020 e 2021.
Segundo Alessandro, “nada como a literatura e a escrita – além da vacina, é claro – para nos ajudar a sobreviver aos momentos mais complexos, não só da pandemia, da vida em geral”.
Os textos de “Buenas! – ponderações sociais e literárias” foram publicados na coluna semanal que Alessandro Castro mantém no Jornal A Plateia, desde 2020. Para Alessandro, “a seleção representa não só os tempos difíceis que vivemos ao longo da pandemia, mas também a história com H maiúsculo e suas sempre relevantes referências literárias”.
Natural de Santo ngelo, Alessandro Castro mora em Porto Alegre. Foi por muitos anos chefe da Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal no RS, onde atua desde 1994. Formado em Letras e com mestrado em Literatura, ambos pela UFRGS, foi também professor de literatura em escolas e pré-vestibulares, paralelo às atividades policiais. Já participou de coletâneas literárias e foi agraciado com prêmios em concursos literários ao longo dos anos, porém somente com a pandemia, que afetou a vida da maioria das pessoas no mundo, passou a publicar suas crônicas e lançou seu primeiro livro, de contos, em 2021: “Vertex ou O Livro do Conhecimento”.
No momento, além de manter a coluna semanal, Alessandro escreve um livro documentário e um romance histórico, ambos com previsão de publicação para 2023, ano em que completará 50 anos.

Trecho do livro “Buenas!”

“Não sou dono da verdade, aliás, como ninguém o é, por mais que muitos se considerem seu proprietário, ainda mais nesse mundo cada vez mais digital. Entretanto, para usar uma expressão machadiana, afirmo que “Não busco a verdade, que seria inatingível, mas sim, a verossimilhança!”. Para deixar claro ao leitor que inicia agora em minhas páginas, reitero que o único caminho que nos resta é nos aproximarmos do que é verdadeiro e humano, por mais falho que sejamos. Assim, chegamos perto da cerca da lucidez e conseguimos ver através de suas brechas alguns lampejos do que nos aproxima do divino, ainda que en passant…”

Ah ! Sou Cidadão Matense, desde 12 de junho de 2025

Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social Agradeço à Comunidade de Mata, Cidade da Pedra que foi Madeira, o Título de Cidadão Matense entregue em 12 de junho de 2025, em reconhecimento às minhas contribuições acadêmicas e profissionais desde 1983. Apresento a seguir o texto oficial de apresentação que foi lido na Cerimônia: “Senhoras e senhores: Neste

Nidgie da Silva conquista 7º lugar geral na Maratona Internacional do Rio e 5º entre os brasileiros

O atleta Nidgie da Silva brilhou mais uma vez no cenário nacional de corridas de rua. Hoje, ele conquistou a 7ª colocação geral na Maratona Internacional do Rio de Janeiro, considerado o maior evento de corrida da América Latina, reunindo milhares de corredores de diversos países. Além do Top 10 geral, Nidgie foi também o 5º melhor brasileiro na prova

Segundo Sorteio dos Amigos da Sorte: Uma Manhã de Emoção e Alegria!

Neste sábado, 21 de junho, a manhã foi marcada por uma grande emoção na frente da loja Augusto, localizada na esquina da Rivadávia Correia com Vasco Alves. O segundo sorteio dos Amigos da Sorte foi realizado com grande sucesso, reunindo varias pessoas ansiosas para saber se seriam os próximos premiados. A União das Empresas Augusto, Feluma, Espigão e Righi, que