qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Justiça Eleitoral promove atividade sobre segurança das urnas eletrônicas

Encontro foi realizado nesta semana no Fórum
Urnas foram testadas na tarde de quinta-feira (22)
Depois dos testes, os resultados foram impressos e auditados

A Justiça Eleitoral promoveu, na última quinta-feira (22), uma atividade para explanar os métodos que garantem a inviolabilidade das urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito eleitoral do próximo dia 02 de outubro. O encontro foi realizado no Salão do Júri, no Fórum de Sant’Ana do Livramento e contou com a participação de diversos setores da sociedade, tais como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e os Poderes Executivo e Legislativo.
Inicialmente, o assessor de orientação tecnológica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), Luís Fernando Schauren, fez uma explanação sobre os processos de auditoria que são adotados nas urnas.
Logo em seguida, o analista da seção do voto informatizado do TRE, Sérgio Fortes, fez uma apresentação na prática e com urnas verdadeiras. No local, foi simulado um pleito eleitoral com os candidatos nas eleições de 2022. Cada voluntário preencheu uma “colinha” e depositou os números na urna. Depois foi feita a verificação se o número de votos depositados na urna para cada candidato batia com os números colocados nas “colinhas”. Nenhum problema foi constatado.
Para o promotor eleitoral José Eduardo Gonçalves a atividade somente consolidou a integridade das urnas. “Isso demonstra mais uma vez a seguridade das urnas eletrônicas”, comentou em entrevista.
A chefe do Cartório Eleitoral de Sant’Ana do Livramento, Célia Luísa Arteche Escosteguy, enfatizou a importância do evento para tirar todas eventuais dúvidas dos eleitores acerca do processo eleitoral. “É muito importante que seja esclarecido para todos como funciona”, finalizou.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa