sáb, 25 de outubro de 2025

Câmara promove audiência para debater fim da função de cobrador de ônibus

Encontro contou com a presença de representações das empresas, funcionários, vereadores e associações de bairros
Gilson Vaucher, Aquiles Pires e Enoc Guimarães (à frente) e Maurício Galo del Fabro e Eva Coelho (ao fundo), durante o debate sobre a possível extinção dos cobradores
Presidente do Sindicato dos Comerciários, João Carlos e Cleia Nunes, representante da Unamos

Aconteceu na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento, na última quinta-feira (22), uma audiência pública para tratar sobre a possível extinção do cargo de cobrador de ônibus no município. A proposição foi da Comissão de Infraestrutura da Casa Legislativa e da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Público e contou com a presença de diversos setores, entre eles empresários, funcionários, vereadores e associações de bairros. O Poder Executivo não participou do encontro.
Embora não tenha comparecido na audiência, representantes do Poder Executivo afirmaram, na semana passada, que a Prefeitura não deve extinguir o cargo de cobrador de ônibus no município.
O assunto virou pauta na Câmara de Vereadores após o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviário, José Luiz Rubim, enviar um documento ao presidente Aquiles Pires (PT) dizendo que “em contrariedade expressa ao disposto na Lei Municipal […] estão suprimindo os empregados que exercem a função de cobradores”, relata o documento.
Fato é que para que o cargo seja extinto é necessária a revogação e/ou alteração do artigo 2°, da Lei Municipal n° 7.261/2017, que garante a existência do cobrador. A mudança pode ser proposta por iniciativa parlamentar ou do Executivo. Ainda há possibilidade de judicialização.
Segundo o advogado do STU, Enoc Guimarães, a extinção do cobrador é uma tendência que existe. “Cobrador hoje custa 20% da tarifa e é uma função que está desnecessária” comentou.
Ele contou que as empresas já estão providenciando um upgrade de tecnologia. “Nós vamos ter todos os validadores com crédito e débito, pois todos os municípios estão fazendo isso e é uma tendência de redução de custos” explicou. Em contrapartida, Enoc destacou que pretende construir junto com o Sindicato uma forma de amenizar o impacto do desemprego.
Ao Jornal A Plateia, o advogado disse que testes já estão sendo realizados aos domingos quando, segundo ele, praticamente não têm usuários.

Jovens do Partiu Futuro Reconstrução chegam em Valência para segunda parte da missão internacional

Os cinco jovens gaúchos do programa Partiu Futuro Reconstrução chegaram nesta sexta-feira (24) a Valência, na Espanha, para dar continuidade à missão internacional de aprendizado e troca de experiências. Após quatro dias de intensa agenda em Barcelona, o grupo segue ampliando conexões e acumulando vivências que fortalecerão ações de transformação nos territórios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

TCE-RS aponta irregularidades em transporte escolar no município de Fontoura Xavier

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em análise ao relatório do Serviço Regional de Auditoria de Passo Fundo (SRPF), concedeu tutela de urgência apontando irregularidades no sistema de transporte escolar do Executivo Municipal de Fontoura Xavier. A decisão destaca falhas graves e atuais que comprometem a segurança dos alunos e a regularidade da execução contratual, além de indicar sérios