qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Estância Niederauer recebe alunos do Projeto Raízes e Tradições Gaúchas

A iniciativa oportuniza os alunos a terem contato com uma propriedade rural

Gerar conhecimento e formar cidadãos que façam a diferença na sociedade é a missão de toda a escola e de todo o professor nas mais variadas áreas de ensino. Imagine uma iniciativa que vai muito além do conteúdo da sala de aula e vise resgatar a cultura local e as tradições de um povo e ainda aproximar dois universos tão distintos que é o ambiente urbano e o rural.
Pois são justamente essas bases que estão bem definidas no Projeto Raízes e Tradições Gaúchas, idealizado pelas professoras Cibele Shervensquy e Gabriela Pinto, da Escola Estadual Dr. Silvio Ribeiro, que tem como uma de suas atividades a visita dos estudantes do Ensino Médio à zona rural do município. O projeto, que já passou pelas Estância São Miguel do Sarandy, na região do Sarandi pertencente à família Brochado e Estância São Diogo, de propriedade de Rodolfo Cunha, chegou na última segunda-feira, dia 12, na Estância Niederauer localizada na região da Mangueira Colorada cerca de 12 km da sede do município.
O grupo de alunos que foi recepcionado pelos proprietários da estância, Adriano e Dandara, teve a oportunidade de conhecer a propriedade rural, assistir ao serviço de aramado de uma cerca, visitar o pomar e as pastagens da estância. Ao meio dia foi servido um almoço com assado de carne de ovelha, arroz, feijão e saladas. Já na parte da tarde, os alunos assistiram à apresentação das organizadoras da Cavalgada das Mulheres da Mangueira Colorada sobre o tema Cultura Gaúcha e o passo a passo de como encilhar um cavalo. Além disso, os alunos acompanharam parte do manejo com os ovinos e bovinos da propriedade.
A professora Cibele Shervensquy destaca que “os estudantes retornaram para a sala de aula com um conhecimento prático que só quem vive na zona rural tem como compartilhar e por isso a escola vai em busca dessas parcerias. A Estância Niederauer foi a terceira estância a abrir as porteiras para o nosso projeto. Além disso, os alunos que se sentirem motivados terão acesso a cursos profissionalizantes para o trabalho do campo, de forma gratuita, pelo SENAR/RS, via Sindicato Rural.”
Para a professora Gabriela Pinto, “o mais gratificante é ver os jovens conhecendo novas
realidades, e em contato com outras vivências, enriquecendo sua base cultural através de
experiências únicas para sua vida.”
O projeto é mais amplo, desenvolve-se entre os meses de maio a setembro, envolvendo todos os estudantes dos três turnos da escola, contando com deveres de outras atividades como oficinas de arte, canto, música, literatura e culinária regionais.

Aapecan lança campanha “Sua Ajuda Mantém Vidas” para incentivar doações em período de desafios financeiros

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) lançou a campanha “Sua Ajuda Mantém Vidas” com o objetivo de mobilizar a comunidade e garantir a continuidade dos atendimentos gratuitos oferecidos a usuários em tratamento oncológico. A iniciativa surge em um momento delicado, marcado pela queda no volume de doações e pelo aumento dos custos de manutenção dos serviços essenciais.

Juarez Monteiro Molinari presidente da AMB participa da Reunião de Diretoria da AMRIGS

Rio Grande, RS,17/9/25 Participei presencialmente como Vice Presidente da AMB na Reunião de Diretoria da AMRIGS Associação Médica do Rio Grande do Sul em Porto Alegre no dia 15 de setembro de 2025, sob a presidência do Dr Gerson Junqueira Júnior Tema: discussão sobre situação atual e futuro da saúde e desenvolvimento no estado do RS Contou com a presença

Kátya Desessards: ESG – como traçar o limiar ético da gestão de pessoas?

Partindo dessa pergunta base, faço um questionamento mais aprimorado para entender o quanto a empresa está – REALMENTE – engajada em dar passos a frente pra ter um relacionamento mis próximo de seus funcionários e ter mais EMPATIA real na gestão de Pessoas… Sim GESTÃO; abomino desde os anos 90 com todas as minhas forças) a palavra composta: Recursos Humanos  🙁