A grande expectativa de todos os tradicionalistas durante o ano inteiro são as comemorações da Semana Farroupilha, ainda mais depois de anos atípicos por conta da pandemia do Covid-19, as festividades são aguardadas com muito mais ansiedade. O que dizer então do tradicional desfile de 20 de Setembro, data máxima do gauchismo onde o orgulho pelas tradições aflora no peito de todos nós, ainda mais agora com o evento confirmado para acontecer na rua dos Andradas, após dois anos sem a sua realização.
A estimativa da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha é que mais de 4 mil cavaleiros desfilem em Livramento. Para isso, todos os detalhes precisam estar bem ajustados, e entre os principais está a questão sanitária dos equinos participantes, o que na prática não mudou em nada dos anos anteriores, segundo explicou o médico veterinário Aurélio Maia, da Inspetoria de Defesa Agropecuária, que participou de uma reunião com as entidades na sede do CTG Sinuelo do Caverá na noite de quarta-feira (17). “Na questão sanitária, não houve alteração. Vai ser exigido a Guia de Trânsito Animal, a GTA. E para a emissão dela, o proprietário do animal precisa apresentar o exame negativo de Mormo, exame negativo de anemia infecciosa equina e a vacina contra a influenza equina”.
A única questão que teve alteração em se tratando do evento é sobre o responsável técnico. Este profissional precisa ser habilitado em um treinamento com o Ministério da Agricultura e Secretaria Estadual da Agricultura. Ele recebe uma portaria ministerial e após é treinado pela Inspetoria para realizar o evento. Cada evento envolvendo aglomeração de animais necessita ter um responsável técnico, que é um veterinário habilitado. E cada entidade que participa é uma co-promotora do evento. Então, ela tem responsabilidade compartilhada, entre o serviço oficial, o responsável técnico e a comissão.
Foi acordado também na reunião, que cada entidade será responsável pela compra ou aquisição do lacre sanitário que será disponibilizado para cada um dos cavaleiros após a conferência da documentação. Neste ano, a ordem do desfile será definida por sorteio realizado na última reunião do ano, que acontecerá no dia 1 de setembro.
Segundo o presidente da Comissão Organizadora, a questão do desfile vem sendo trabalhada por todas as entidades de uma maneira bastante democrática. “Nós viemos trabalhando com bastante transparência com a ajuda de todos. Praticamente dois anos sem o desfile que é a data máxima das nossas comemorações. A nossa Semana Farroupilha foi construída a várias mãos. Então, há essa parceria com a inspetoria e com a nossa parte campeira, que cuida dessa questão da logística para nós. Não tem como dar errado. Em relação à polêmica envolvendo o local do desfile, o que aconteceu foi um mal-entendido. E o local do desfile é na Rua dos Andradas assim como a abertura e acendimento da Chama Crioula que será na Praça General Osório”, encerrou.


Acidente com três veículos mobiliza socorro no centro de Sant’Ana do Livramento
Na manhã deste sábado (13), um acidente envolvendo três veículos foi registrado no cruzamento das ruas Hugolina Andrade com Brigadeiro Canabarro, no centro de Sant’Ana do Livramento. A colisão ocorreu após o condutor de uma Fiat Strada invadir a preferencial e atingir um Ford Ka que trafegava pela via. Com o impacto da batida, o Ford Ka girou na pista