dom, 23 de março de 2025

Variedades Digital | 22 e 23.03.25

Lei da Doula deve entrar em vigor na próxima semana

Na última quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Vereadores derrubou, por unanimidade, o veto da prefeita Ana Tarouco (PL), na lei que dispõe sobre a presença de doulas nas maternidades, hospitais e demais estabelecimentos de saúde de Sant’Ana do Livramento.
De autoria do vereador Rafael Castro (PSB), o texto da lei especifica o que faz a profissional, além de obrigar “a presença de doulas durante as consultas e exames pré-natal, bem como em todo o período de trabalho de parto, o parto e pós-parto imediato, sempre que solicitado pela parturiente”. Ainda na lei, para que as doulas estejam habilitadas, as mesmas precisarão providenciar com antecedência a sua inscrição nos estabelecimentos hospitalares e congêneres apresentando documentação comprobatória para tal.
A nova lei, que deverá entrar em vigor na próxima semana, também estabelece as atribuições e as vedações de as profissionais que passarem a atuar a partir da sua publicação.
Para o vereador Rafael, a partir de agora cabe a fiscalização e uma futura articulação para que Sant’Ana do Livramento possa oferecer o curso para novas doulas.
A coordenadora geral da Associação de Doulas do Rio Grande do Sul (Adosul), Gabrielle Araújo, esteve presente na Câmara de Vereadores no momento da votação e salientou a importância da aprovação desta lei e a regulamentação desta ocupação em mais um município do Rio Grande do Sul.
Para a diretora da Santa Casa, Leda Marisa, o hospital acatará a lei, mas precisará realizar alguns ritos administrativos, tais como um cadastro de todas as doulas que atendem no município, bem como demais normas vigentes referente ao protocolo do Covid-19. “Nós tomaremos as medidas de garantia, para que a pessoa some (juntamente com a equipe) nesse momento, apresentando sua capacitação e se submeta às regras do hospital”.

Entenda o que faz a doula na gestação

Antes do parto: a doula pode orientar o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto das mais variadas formas. A função principal da doula, nesse momento, é mostrar à mulher e a seu acompanhante quais opções eles têm para o nascimento de seu bebê montando um Plano de Parto (lista de preferências do casal em relação ao parto).
Durante o parto: a doula funciona como uma interface entre a equipe e o casal. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamentos, etc.
Após o parto: a doula faz visitas, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.

Com Gil do Vigor em Feirão, negociações de dívidas no país crescem 34% nos primeiros três meses do ano, segundo a Serasa

● Mutirão nacional bate recordes em fechamento de acordos, atendimentos e filas em São Paulo.
● 5,3 milhões de dívidas já foram negociadas somente no Feirão Limpa Nome. No Rio Grande do Sul já foram fechados mais de 232 mil acordos desde o início do Feirão.
● Atendimento especial 0800 para negociar dívidas bate recorde de procura.