qua, 8 de outubro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.10.25

Lei da Doula deve entrar em vigor na próxima semana

Na última quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Vereadores derrubou, por unanimidade, o veto da prefeita Ana Tarouco (PL), na lei que dispõe sobre a presença de doulas nas maternidades, hospitais e demais estabelecimentos de saúde de Sant’Ana do Livramento.
De autoria do vereador Rafael Castro (PSB), o texto da lei especifica o que faz a profissional, além de obrigar “a presença de doulas durante as consultas e exames pré-natal, bem como em todo o período de trabalho de parto, o parto e pós-parto imediato, sempre que solicitado pela parturiente”. Ainda na lei, para que as doulas estejam habilitadas, as mesmas precisarão providenciar com antecedência a sua inscrição nos estabelecimentos hospitalares e congêneres apresentando documentação comprobatória para tal.
A nova lei, que deverá entrar em vigor na próxima semana, também estabelece as atribuições e as vedações de as profissionais que passarem a atuar a partir da sua publicação.
Para o vereador Rafael, a partir de agora cabe a fiscalização e uma futura articulação para que Sant’Ana do Livramento possa oferecer o curso para novas doulas.
A coordenadora geral da Associação de Doulas do Rio Grande do Sul (Adosul), Gabrielle Araújo, esteve presente na Câmara de Vereadores no momento da votação e salientou a importância da aprovação desta lei e a regulamentação desta ocupação em mais um município do Rio Grande do Sul.
Para a diretora da Santa Casa, Leda Marisa, o hospital acatará a lei, mas precisará realizar alguns ritos administrativos, tais como um cadastro de todas as doulas que atendem no município, bem como demais normas vigentes referente ao protocolo do Covid-19. “Nós tomaremos as medidas de garantia, para que a pessoa some (juntamente com a equipe) nesse momento, apresentando sua capacitação e se submeta às regras do hospital”.

Entenda o que faz a doula na gestação

Antes do parto: a doula pode orientar o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto das mais variadas formas. A função principal da doula, nesse momento, é mostrar à mulher e a seu acompanhante quais opções eles têm para o nascimento de seu bebê montando um Plano de Parto (lista de preferências do casal em relação ao parto).
Durante o parto: a doula funciona como uma interface entre a equipe e o casal. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamentos, etc.
Após o parto: a doula faz visitas, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.

Discurso do Senador Mourão em 08/10/2025

As trombetas da guerra ecoam novamente no planeta! Os conflitos mundiais seguem se acirrando, enquanto no Brasil a única preocupação é quem irá vencer o pleito de 2026. As narcoguerrilhas dominam nosso subcontinente e, cada vez mais, desestabilizam os regimes que, aos poucos, se tornam narcoestados. A economia sucumbe cada dia mais e nossas Forças Armadas seguem sendo sucateadas pelo

PL 234/2025 é aprovado pela CINDRE e avança com incentivos à defesa civil

  A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRE) aprovou, nesta quarta-feira (8), o Projeto de Lei nº 234/2025, de autoria do deputado federal Zucco (PL-RS), que permite que pessoas físicas e jurídicas deduzam parcelas do Imposto de Renda por meio de doações a projetos de proteção e defesa civil ou contribuições ao FUNCAP — Fundo Nacional para Calamidades,

General Hamilton Mourão através do X

É urgente, o AGRO gaúcho pede socorro! Até hoje, 25 vidas foram interrompidas, verdadeiramente ceifadas, pelo abandono e pela indiferença do governo. Essas pessoas desistiram da luta pois não encontravam mais motivos para manter as suas vidas. Não são doenças, não são acidentes, é a absoluta falta de perspectiva daqueles que estão verdadeiramente sufocados pelas dívidas, vendo o trabalho de