qua, 1 de outubro de 2025

Variedades Digital | 27 e 28.09.25

Lei da Doula deve entrar em vigor na próxima semana

Na última quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Vereadores derrubou, por unanimidade, o veto da prefeita Ana Tarouco (PL), na lei que dispõe sobre a presença de doulas nas maternidades, hospitais e demais estabelecimentos de saúde de Sant’Ana do Livramento.
De autoria do vereador Rafael Castro (PSB), o texto da lei especifica o que faz a profissional, além de obrigar “a presença de doulas durante as consultas e exames pré-natal, bem como em todo o período de trabalho de parto, o parto e pós-parto imediato, sempre que solicitado pela parturiente”. Ainda na lei, para que as doulas estejam habilitadas, as mesmas precisarão providenciar com antecedência a sua inscrição nos estabelecimentos hospitalares e congêneres apresentando documentação comprobatória para tal.
A nova lei, que deverá entrar em vigor na próxima semana, também estabelece as atribuições e as vedações de as profissionais que passarem a atuar a partir da sua publicação.
Para o vereador Rafael, a partir de agora cabe a fiscalização e uma futura articulação para que Sant’Ana do Livramento possa oferecer o curso para novas doulas.
A coordenadora geral da Associação de Doulas do Rio Grande do Sul (Adosul), Gabrielle Araújo, esteve presente na Câmara de Vereadores no momento da votação e salientou a importância da aprovação desta lei e a regulamentação desta ocupação em mais um município do Rio Grande do Sul.
Para a diretora da Santa Casa, Leda Marisa, o hospital acatará a lei, mas precisará realizar alguns ritos administrativos, tais como um cadastro de todas as doulas que atendem no município, bem como demais normas vigentes referente ao protocolo do Covid-19. “Nós tomaremos as medidas de garantia, para que a pessoa some (juntamente com a equipe) nesse momento, apresentando sua capacitação e se submeta às regras do hospital”.

Entenda o que faz a doula na gestação

Antes do parto: a doula pode orientar o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto das mais variadas formas. A função principal da doula, nesse momento, é mostrar à mulher e a seu acompanhante quais opções eles têm para o nascimento de seu bebê montando um Plano de Parto (lista de preferências do casal em relação ao parto).
Durante o parto: a doula funciona como uma interface entre a equipe e o casal. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamentos, etc.
Após o parto: a doula faz visitas, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.

Deputado Afonso Hamm manifesta preocupação com a exclusão de alguns municípios gaúchos na MP para acessar créditos para o alongamento de dívidas rurais

O deputado federal Afonso Hamm manifestou descontentamento com as recentes medidas do Governo Federal que visam o alongamento das dívidas de produtores rurais, especialmente no Rio Grande do Sul. Em um cenário de perdas acumuladas ao longo de cinco safras consecutivas, as normas impostas pela Medida Provisória (MP) 1314/2025, a Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) 5247, e uma Portaria

TCE-RS promove encontro nacional para debater gestão de pessoas no setor público

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), realizou, nesta segunda-feira (29), a cerimônia de abertura do XV Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil. O evento ocorre até o dia 1º de outubro, no auditório Romildo Bolzan do TCE-RS, em Porto Alegre.