qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Programação do 7° Fronte(i)ra põe em evidência a produção local

Através de concursos e degustações, os participantes poderão conhecer o que a Fronteira produz de melhor
Evento acontece na próxima semana (Foto: Divulgação)

O 7° Fronte(i)ra Festival Binacional de Enogastronomia se aproxima. Na próxima quarta-feira, dia 27, o Parque Internacional deve ser palco de uma intensa programação que combina a cultura e a gastronomia do Brasil e do Uruguai. Além de feiras, fóruns e shows de artistas locais, duas atividades merecem destaque dentro das atrações do Festival.
A primeira é a Degustação de Vinhos, Queijos, Azeites de Oliva e Pães da Fronteira, que acontece na quinta-feira, às 19h. A Degustação é uma ótima oportunidade para conhecer o que a Fronteira produz de melhor. Serão seis rótulos de vinhos, quatro tipos de queijo, cinco receitas de pães tradicionais e oito tipos de azeites de oliva.
No dia seguinte, sexta-feira, também às 19h, acontece o 2° Concurso de Pratos à Base de Cordeiro. O Festival busca, através do Concurso Binacional de Pratos à Base de Cordeiro, o fortalecimento da identidade gastronômica local, além de valorizar a carne ovina e incentivar a criatividade e o aprimoramento de técnicas na elaboração de pratos à base de cordeiro.
No Concurso, seis equipes de universidades do Brasil e do Uruguai disputam o melhor prato à base de cordeiro. A criatividade, técnica e sabor são determinantes para definição da equipe vencedora. O público participa compondo o júri popular, onde será possível experimentar os seis pratos e votar no melhor.
Os interessados em participar da Degustação podem adquirir sua entrada pelo valor de R$ 75,00. Já quem pretende integrar o júri popular do Concurso de Pratos à Base de Cordeiro encontra as entradas por R$ 85,00.
Os ingressos para essas e outras atividades do Festival estão disponíveis na plataforma Sympla ou através dos seguintes pontos de venda na fronteira: Hotel Acrópolis; Hotel Emirates; Verde Plaza Hotel; Hotel Jandaia; Hotel Portal; Solar Dom Pedro; Pizzaria Marchi; Do Vini Restaurante; Fondue Frontiére; Restaurante A Bruxa; Armlock Voador; Senac; Sesc; Acil; Sindilojas; Recofran; Morano; La Perdiz; Don Ernesto e Fragola.

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos