A semana foi marcada por violência e muito temor por parte da comunidade da fronteira, que acompanhou com preocupação os últimos acontecimentos em ambos os lados da linha divisória. Poucos dias após uma granada ter sido encontrada em via pública no último fim de semana, duas residências foram alvos de disparos de arma de fogo por indivíduos em uma moto.
A delegada titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sant’Ana do Livramento, Giovana Müller, deu detalhes da situação. Segundo a delegada, o crescente confronto entre facções ligadas ao tráfico de drogas na fronteira vem gerando uma onda de violência tanto em Livramento quanto em Rivera. Com relação às casas que foram alvos de disparos, a investigação apontou que uma delas foi atingida por engano. “Na nossa apuração sobre a possível motivação do atentado, concluiu-se que as pessoas que vivem na primeira residência atingida não possuem envolvimento algum. Com relação ao segundo atentado, sim. Portanto, houve um equívoco”, explica a delegada.
A delegada faz ainda um alerta sobre as consequências de participações em ações eventuais ligadas às facções. “Muitas pessoas se envolvem em facções pensando ser uma coisa menor, como guardar armas, ou drogas. E muitas vezes algum desentendimento pode desencadear consequências para a pessoa, ou para sua família. Aquele que guarda uma arma para algum membro de uma organização criminosa pode responder por posse de arma e associação criminosa e assim sucessivamente”. Ela afirma que está em constante contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/RS) e que novas forças-tarefas podem ocorrer no município, buscando combater o avanço das organizações criminosas na região.


Webinário promovido pelo TCE-RS detalha diretrizes para a atuação das ouvidorias
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) promoveu o webinário “A Ouvidoria como Ferramenta de Participação”, na tarde desta quinta-feira (20). A atividade faz parte do “Ouvidoria Day”, uma série de eventos simultâneos realizados pelos Tribunais de Contas, com o apoio do Instituto Rui Barbosa e da Atricon, para incentivar a participação da sociedade no controle da administração pública. O