dom, 23 de março de 2025

Variedades Digital | 22 e 23.03.25

Hortas comunitárias são inauguradas nos bairros São Paulo e Simon Bolívar

Integrantes do projeto lançado nesta semana, no bairro São Paulo (Foto:Debora Castro/AP)

Na manhã da terça-feira (19), duas hortas comunitárias foram entregues no município, sendo uma no Clube de Mães Nossa Senhora, no bairro São Paulo; e outra na sede do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, no bairro Simon Bolívar.
As hortas fazem parte do projeto “Juntos Somos mais Fortes”, desenvolvido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), que tem o objetivo de criar hortas comunitárias em Sant’Ana do Livramento, baseadas nos princípios da economia solidária.
Fazem parte desta ação: a Uergs, Unipampa e IFSul; o banco Sicredi através do aporte financeiro pelo Fundo Social; a Secretaria Municipal de Agricultura; a Incubadora Fronteira da Paz; o Clube de Mães Nossa Senhora e o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua.
Para Zoraide Rosadilho, coordenadora do Clube de Mães, hoje as crianças fazem questão de comer verduras durante as refeições que são servidas. “Estou muito feliz, agradeço por este projeto tão lindo que ela (Cassiane, coordenadora do projeto) nos trouxe. As crianças nunca comeram o que nós plantamos porque a água sempre levava. Hoje, chove, cai geada e as crianças têm os frutos aqui da horta. Temos alface, beterraba e temperinho verde, e ainda nós aprendemos com eles (o pessoal do projeto). Hoje, as crianças pedem pra comer verdura”, destacou dona Zoraide.
A coordenadora do projeto, professora da Uergs, Cassiane da Costa, salienta a importância do projeto e reforça que até o fim do ano mais três hortas ainda serão inauguradas. “Não trabalhamos só com plantas, mas queremos mostrar que juntos podemos fazer muito pela comunidade, a partir do exemplo da dona Zoraide, com seu trabalho lindo alimentando crianças no bairro São Paulo há 19 anos, fora o trabalho em outros bairros, nos juntamos em várias organizações e no segundo semestre vamos construir mais três hortas comunitárias, além de todo um trabalho de fortalecimento das agroindústrias no município de forma a colocar o coletivo à frente”, enfatizou Cassiane.
O gerente do Sicredi, Eduardo Franco, ressaltou que trabalhos como estes melhoram muito a vida das pessoas nas comunidades. “Ficamos muito felizes em ver um projeto assim, pois temos pelo menos três motivos para sentir essa satisfação. Primeiro, que estamos aqui a partir de um terreno que era improdutivo e agora está gerando alimento saudável para as crianças. Segundo, porque é uma possibilidade de agregar renda através de um terreno que antes não fazia nada pela comunidade. E terceiro, pela questão da saúde pública, pois às vezes há terrenos que estão acumulando lixo e até mosquito da dengue”.
Representando a Secretaria Municipal de Agricultura, o engenheiro agrônomo Roberto Braz, enfatizou a presença da secretaria, levando as suas produções de hortaliças junto aos agricultores e à comunidade santanense. “Temos, dentro da secretaria, uma produção de hortaliças que também é destinada para projetos sociais como este. Então, nossa intenção é nos unirmos e tentar ampliar para outras comunidades e possibilitar uma alimentação mais saudável para as pessoas, diversificando os cardápios”, encerra.
Segundo Cassiane, ainda neste ano, o projeto pretende inaugurar hortas no bairro Prado e no Centro, beneficiando mais de 200 pessoas.

Com Gil do Vigor em Feirão, negociações de dívidas no país crescem 34% nos primeiros três meses do ano, segundo a Serasa

● Mutirão nacional bate recordes em fechamento de acordos, atendimentos e filas em São Paulo.
● 5,3 milhões de dívidas já foram negociadas somente no Feirão Limpa Nome. No Rio Grande do Sul já foram fechados mais de 232 mil acordos desde o início do Feirão.
● Atendimento especial 0800 para negociar dívidas bate recorde de procura.