dom, 23 de março de 2025

Variedades Digital | 22 e 23.03.25

“A Fronteira tem um dos maiores festivais de gastronomia do mundo”, diz Marcos Livi

Criador do “A Ferro e Fogo” estima que evento envolverá duas toneladas de alimentos
Chef Marcos Livi (Foto: Arquivo Pessoal)

Fogo, fumaça, carne e todos os ingredientes para um bom assado não irão faltar durante o Sétimo – Fronteira – Festival Binacional de Enogastronomia que acontecerá em Sant’Ana do Livramento/Rivera na próxima semana, entre os dias 27 a 30 de julho. Dentro da sua programação, o evento contará com diversas palestras, workshops, encontros culinários, shows musicais e debate sobre a cultura gastronômica. Para coroar esta grande festa, no dia 30 de julho será realizado, em pleno Parque Internacional, a segunda “A Ferro e Fogo Binacional”, evento criado pelo chef e pesquisador da culinária gaúcha, Marcos Livi, que contará com a presença de 40 Chefs do Brasil e do Uruguai e 25 estações de assado, de diferentes tipos de carne e técnicas aplicadas.
Marcos Livi é considerado, no país, o embaixador da cozinha gaúcha. Ele destaca que o evento “A Ferro e Fogo” é uma grande oportunidade de valorização tanto da carne gaúcha e fronteiriça, quanto dos produtos locais.
Durante entrevista, nesta semana, ao Jornal A Plateia, Livi destacou que Sant’Ana do Livramento e Rivera já possuem um dos maiores festivais gastronômicos do mundo, com potencial de crescimento ainda maior, visto que são dois países, duas Nações “hermanadas” ao redor daquilo que é mais precioso para todos nós: a cozinha.
“Vocês têm tudo aí. Desde carnes excelentes a vinhos de altíssima qualidade e todos os produtos da cozinha local. E o “A Ferro e Fogo” é um evento gastronômico que foi criado para ser um encontro algo social, entre as pessoas, não é apenas o ato de comer carne, mas sim de ser um encontro entre amigos, entre famílias. Por isso é que este evento está chegando a sua 2ª edição, é uma grande oportunidade, tanto para os moradores da Fronteira, quanto para os turistas conhecerem novos cortes, novas carnes e novas experiências”.
Marcos Livi comentou ainda sobre a grandiosa estrutura que será montada no Parque Internacional. Somente da parte de alimentação serão aproximadamente 2 toneladas de produtos alimentícios utilizados para a preparação dos pratos. Já na área da infraestrutura, uma carreta com aproximadamente 40 toneladas de estruturas de ferro chega na fronteira na próxima semana para o evento.
Com grande destaque para a estrutura chamada “roda-gigante de cordeiro”, onde a carne ovina é assada literalmente em uma roda-gigante sobre o fogo. Além disso, outro destaque no evento será a carne de búfalo quando uma carcaça inteira será assada . “Vai ser algo grandioso, vai ser algo incrível, nós queremos colocar Sant’Ana do Livramento e Rivera no mapa dos grandes eventos gastronômicos e vocês têm tudo para que este evento posso crescer cada vez mais todos os anos”
Livi destaca ainda que os participantes do evento terão acesso há vários tipos de formas de assar carne. Não é um ato apenas de comer carne, mas sim de ser uma experiência de compartilhamento

de amizade. “Então, na próxima semana nós vamos literalmente incendiar a fronteira com aquilo que nós temos de melhor que é a nossa culinária e a nossa gastronomia gaúcha. Quem for olhar no mapa da América Latina, no próximo sábado, vai ver fumaça saindo direto do Parque Internacional neste evento que congrega as duas Nações”, encerra o chef em tom de brincadeira.

Com Gil do Vigor em Feirão, negociações de dívidas no país crescem 34% nos primeiros três meses do ano, segundo a Serasa

● Mutirão nacional bate recordes em fechamento de acordos, atendimentos e filas em São Paulo.
● 5,3 milhões de dívidas já foram negociadas somente no Feirão Limpa Nome. No Rio Grande do Sul já foram fechados mais de 232 mil acordos desde o início do Feirão.
● Atendimento especial 0800 para negociar dívidas bate recorde de procura.